
O valor da avaliação de uma casa varia em função das características que a mesma ou que o edifício apresentam. Em primeiro lugar, é preciso ter em conta a localização, visto que o preço do imóvel não é o mesmo se este se encontrar situado num núcleo urbano rodeado de todo o tipo de serviços, comodidades e rede de transportes ou numa povoação isolada. São também avaliados os equipamentos de que dispõe a casa, as zonas verdes, os serviços escolares e sanitários, os lugares de lazer, as lojas etc.
Por outro lado, características como o tamanho, a possibilidade de serem feitas remodelações, o número de janelas, a orientação, a iluminação, a qualidade de construção e a existência de elevador também contribuem para o valor final. Por exemplo, a área da casa é vista ao pormenor, mas o valor aumenta se as áreas das diferentes divisões estiverem bem distribuídas e aproveitadas. além disso, se no edifício houver arrecadação e garagem o preço também irá aumentar.
Outro factor determinante na avaliação é a qualidade das instalações de água, electricidade, telefone, aquecimento e ar condicionado, bem como o tipo de edifício, ou seja, se se trata de uma casa geminada, unifamiliar, urbanização privada, edifício residencial, etc.
Por último, será tida em conta a antiguidade da habitação, mas é muito mais importante a qualidade de construção e que a casa esteja em óptimas condições para ser habitada.
Para poder comentar deves entrar na tua conta