Comentários: 6

São palacetes, casas com história e quintas centenárias que, até hoje, estavam escondidas em Sintra, protegidas pelos seus muros, longe de olhares curiosos. Mas o crescente número de letreiros amarrados aos seus portões revela agora a realidade que já não é a de outros tempos. “Vende-se” é o convite que lhes abre as portas e as deixa contar histórias, muitas de abandono de décadas, outras de necessidades que chegaram com a crise.

Nos últimos cinco anos muitas casas apalaçadas e quintas de Sintra começaram a ser postas no mercado. As dificuldades financeiras de uns e a oportunidade para realizar algum capital de outros vai desvendando os segredos de casas que, em alguns casos, estão fechadas e ao abandono há mais de 40 anos.

É o caso desta quinta de 1780 no Linhó. Depois de tentativas falhadas de arrendamento, que davam mais despesa que lucro, o proprietário resolveu fecha-la. O picadeiro, os jardins, o terreno agrícola e a casa estão fechados há mais de quatro décadas e aguardam agora por um comprador com 2.750.000 euros no bolso que os resgate do abandono.

Segundo Luisa Rugeroni, promotora da agência imobiliária Porta da Frente, Christie's, o preço deste tipo de imóveis em Sintra situa-se entre os 2.500.00 euros e os 16.000.000 euros e quem mais os procura são estrangeiros, sobretudo europeus, apaixonados pela história de Sintra. “Querem-nos sobretudo para casas de charme ou, mais tarde, para recuperar para fazer hotéis (...) e, dependendo das zonas, podem ser transformados em condomínios”, explica a promotora ao idealista News. 

A procura não está, no entanto, a acompanhar a oferta. O elevado custo de recuperação de algumas propriedades e, posteriormente, da sua manutenção obriga a uma grande capacidade financeira por parte do potencial comprador. Franceses, belgas e "alguns brasileiros" são os investidores que mais procuram estes imóveis e a grande esperança de um legado imobiliário que arrisca um futuro e abandono.

 

Ver comentários (6) / Comentar

6 Comentários:

2 Dezembro 2013, 12:05

deve ser investimento garantido

2 Dezembro 2013, 16:57

e ha muito por onde escolher, até `perto das praias

2 Dezembro 2013, 16:59

é bem verdade , já ninguem tem capacidade para ter casas de férias...................

2 Dezembro 2013, 17:01

Colares, Linho e tambem nas praias! Pé da Serra e outros

2 Dezembro 2013, 17:45

Entre a Praia das Macas e as Azenhas do Mar existem varias casas e palacios abandonados muito bonitos!

Para poder comentar deves entrar na tua conta