Portugal teve, em agosto, a segunda maior descida homóloga da produção no setor da construção (-6,6%) entre os países da UE e da Zona Euro. Pior só mesmo a Roménia (-15,6%). Em sentido inverso – os países com maiores subidas anuais – encontram-se Eslovénia (27,6%) e Espanha (22%).
Segundo dados do Eurostat, em termos mensais – em agosto face a julho –, a produção no setor da construção avançou 0,7% em Portugal. A liderar a lista, neste capítulo, está Espanha, que teve uma subida de 2,7%.
Radiografia do dia: Evolução do Índice de Produção na Construção
O índice de produção na construção caiu 8,1% em agosto face ao mesmo mês do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em julho, o índice registara uma redução de 9,4% face a 2013. Já os índices de emprego e de remunerações diminuíram 4,3% e 3,9%, respetivamente.
Construção: há mais confiança e otimismo mas a crise ainda bate à porta
O setor da construção foi um dos mais afetados pela crise, senão o mais afetado. Mas essa tendência parece estar a ser ultrapassada e a confiança a subir de tom. Nos primeiros sete meses do ano, “os empresários da construção mantiveram-se otimistas quanto à evolução do setor, com base na carteira de encomendas e numa opinião favorável em relação às perspetivas de emprego”, refere a FEPICOP.
Portugal teve a maior queda da Zona Euro na produção na construção
Portugal teve em junho a maior queda homóloga da Zona Euro na produção no setor da construção. Em causa está, segundo dados do Eurostat, um recuo de 10,3% face ao mesmo mês do ano passado. Uma quebra bem superior quando comparada com a média dos países da Zona Euro (2,3%).
Produção na construção reduz queda mas mantém-se negativa
O índice de produção na construção passou de uma variação homóloga de -9,9% em junho para -9,7% em julho, apresentando variações homólogas progressivamente menos negativas desde setembro de 2013, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Casas pré-fabricadas com garagem: preços e modelos
As casas pré-fabricadas têm ganho popularidade em Portugal como uma alternativa económica e ecológica à construção tradicional. Com preços competitivos e prazos de construção reduzidos, estas habitações oferecem uma solução prática para quem procura adquirir a casa própria sem comprometer o orçamento.Mas, se te atrai a possibilidade de combinar uma casa eficiente com a comodidade de dispor de um espaço seguro para o teu veículo, as casas pré-fabricadas com garagem podem ser e
Governo canadiano quer construir 50 modelos de casas pré-fabricadas
O governo do Canadá lançou um catálogo de 50 modelos de casas pré-fabricadas, numa iniciativa que visa reduzir a burocracia e acelerar os processos de licenciamento e construção. A medida pretende estimular a oferta habitacional e contribuir para a meta ambiciosa de construir milhões de casas de forma mais rápida e eficiente. O primeiro-ministro canadiano publicou um vídeo a mostrar os projetos que estarão disponíveis para os construtores locais.
Governo quer vender 16 imóveis do Estado para financiar habitação pública
O Governo anunciou a venda de 16 imóveis do Estado, incluindo edifícios da Presidência do Conselho de Ministros, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, para investir em habitação pública. A resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2025, publicada no Diário da República esta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, determina que os procedimentos de alienação dos prédios e terrenos devem ser lançados até ao final do primeiro trimestre de 2026, com conclusão pre
Para poder comentar deves entrar na tua conta