Comentários: 0
Renda média das casas sociais do IHRU aumentou 120% em três anos

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana  (IHRU) tem cerca de 12.000 casas de habitação social e anda há três anos a atualizar as rendas, sendo que um terço das mesmas “está abaixo dos 25 euros”, revelou o presidente da entidade, Vítor Reis.

Segundo o responsável, o referido processo de atualização da renda média das casas sociais geridas pelo IHRU levou a um aumento de 120% em três anos, passando de um valor médio de 27,3 euros em 2011 para 49,8 euros em 2014. Em 2015 podem chegar aos 64,2 euros, adiantou, citado pelo Jornal de Negócios.

Para Vítor Reis, é “normal e natural” que tenha havido contestação em torno dos aumentos, já que houve “um imobilismo de 30 ou 40 anos”. Para justificar a atualização de rendas, que considera ser uma questão de justiça e visa apenas cumprir a lei, o líder do IHRU fez uma afirmação curiosa: “Uma casa não pode valer o mesmo que um maço de tabaco”.

De referir que além da atualização das rendas foi ainda possível detetar casas abandonadas e a atribui-las a “533 novas famílias em situação de precaridade”. Foram ainda identificadas pessoas “que se passam por gente pobre e que não é”, contou Vítor Reis. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta