Comentários: 0

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) confirmou que até 2017 será construído um Museu Judaico da cidade, que ficará localizado no Largo de São Miguel, em Alfama. A arquitetura e o modelo de gestão do espaço estão ainda por definir.

A escolha do local onde ficará instalado o museu deve-se ao facto de se tratar de uma zona emblemática “para a comunidade judaica e para a própria cidade”, já que o bairro de Alfama “albergou a mais importante comunidade de judeus da Lisboa medieval”.

Em declarações à Lusa, a CML adiantou que o presidente da autarquia, Fernando Medina, “deu continuidade a uma ideia que remonta ao mandato de João Soares [agora ministro da Cultura] e foi depois prosseguida também por António Costa [atual primeiro-ministro], no sentido de promover as condições para, num quadro institucional alargado, ser criado um equipamento museológico que evocasse a importância das comunidades judaicas para a identidade multicultural de Lisboa”.

Segundo o município, “o projeto de arquitetura do futuro Museu Judaico está ainda a ser trabalhado”, pelo que é prematuro avançar com uma data para o início das obras e com uma estimativa de custos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta