Comentários: 0
IMI vai voltar a subir
GTRES

A subida do coeficiente de localização dos imóveis, que entrou em vigor no início deste ano, vai provocar um novo aumento no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os maiores aumentos serão sentidos sobretudo em casas situadas nos centros urbanos, nomeadamente em Lisboa e Porto.

Segundo o Correio da Manhã, que cita fonte do Governo, para travar o aumento do IMI, o Executivo vai repor no Orçamento do Estado de 2016 a cláusula de salvaguarda. “Os novos coeficientes de localização só serão aplicados a prédios novos ou, relativamente a prédios não novos, quando existir (e se existir) novo pedido de avaliação”, refere o Ministério das Finanças.

Com a entrada em vigor dos novos coeficientes de localização, passaram a existir duas situações distintas: os imóveis já avaliados não têm uma atualização imediata do seu Valor Patrimonial Tributário (VPT), salvo se os proprietários a solicitarem ao Fisco; os edifícios novos e os prédios usados que sejam vendidos terão o VPT calculado segundo os novos coeficientes de localização.

António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), considera que “a reabilitação urbana considera os prédios como sendo novos e o VPT vai ser calculado com base no novo coeficiente de localização”. “O IMI vai aumentar, não temos dúvidas nenhumas”, referiu.

Uma opinião partilhada por Domingues Azevedo, bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). “Penalizou-se os prédios nos centros urbanos e desagravou-se os imóveis na periferia, não se tendo em conta que a vida no centro das cidades é mais cara”, lembrou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta