Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Coeficiente de localização

Últimas notícias sobre "Coeficiente de localização" publicadas em idealista.pt/news

IMI sobe ou desce em 2020? Novos coeficientes dos imóveis em setembro

Já está em marcha o processo de revisão dos coeficientes de localização, que servem de referência ao VPT dos imóveis e determinam o IMI. A proposta dos peritos será sujeita à apreciação da CNAPU em setembro e aplica-se a partir de 2020.

Notícia sobre:

IMI mais caro em 2020: VPT será equiparado a preços de mercado

As Finanças estão a preparar a revisão do coeficiente de localização, o fator que mais pesa no agravamento do IMI. O procedimento está agendado para avançar entre os meses de maio e agosto deste ano, de forma a entrar em vigor em janeiro de 2020.

Notícia sobre:

A tua casa tem uma bela vista e/ou tem boa orientação solar? Prepara-te para um aumento do IMI

A qualidade e o conforto que resultam da localização de um imóvel são, em geral, fatores que tornam as casas mais caras na hora de compra. Agora também vão começar a ser tomados em conta no momento de ser calculado o valor do imposto a pagar, com as alterações que estão a ser preparadas pelo Governo para o coeficiente de “localização e operacionalidade relativa”.

Notícia sobre:

IMI: Quem tem casas de luxo paga menos ao Fisco

Os contribuintes com casas de luxo têm um bónus fiscal no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Trata-se de um benefício concedido através da aplicação do chamado Coeficiente de Ajustamento de Áreas (CAJ) – introduzido em 2007 –, que reduz de forma apreciável a área bruta de construção para efeito do cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) e consequentemente o IMI a pagar pelo proprietário.

Notícia sobre:

IMI vai voltar a subir

A subida do coeficiente de localização dos imóveis, que entrou em vigor no início deste ano, vai provocar um novo aumento no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os maiores aumentos serão sentidos sobretudo em casas situadas nos centros urbanos, nomeadamente em Lisboa e Porto.

Notícia sobre:

IMI: Finanças já atualizaram mapa de coeficientes e assim poderás saber se vais pagar mais ou menos imposto

O tão esperado mapa de coeficientes de localização dos imóveis foi atualizado no final da semana passada e já pode ser consultado no Portal das Finanças. Se és proprietário, deverias fazê-lo porque estes coeficientes determinam o valor a pagar de IMI e, no âmbito da revisão que foi realizada no ano passado pelo Governo, o teu poderá ter mudado e tu não sabes. O Fisco não tem a obrigação de te avisar sobre eventuais alterações que vão fazer com que pagues mais ou menos imposto.

Notícia sobre:

IMI: como evitar uma má surpresa no valor que te toca pagar

Os novos valores dos coeficientes de localização dos imóveis, que servem de base ao valor a pagar de IMI, já estão em vigor e podem ser consultados desde o dia 1 de janeiro. Os proprietários podem assim ir às Finanças informar-se se vão pagar mais ou menos imposto.

Notícia sobre:

Sabes qual é o coeficiente de localização da tua casa que conta para o valor a pagar de IMI?

As Finanças disponibilizam um mapa, no seu site, no qual é possível saber qual o coeficiente de localização que corresponde a cada um dos atuais zonamentos, ou seja, das parcelas em que está dividido cada município. O coeficiente de localização é um dos elementos para a fórmula de cálculo do valor fiscal dos prédios e está a ser revisto, refletindo-se depois no IMI a pagar.

Notícia sobre:

IMI: proprietários reclamam atualização automática após nova reavaliação de imóveis pelas Finanças

Os proprietários querem que os valores fiscais dos imóveis sejam atualizados automaticamente, após a revisão que está a ser feita pelas Finanças dos coeficientes de localização e zonamentos, sem que seja necessário pedir uma reavaliação do ativo imobiliário.

Notícia sobre:
  •  
  •