Mudanças à vista no IMI

O que muda no IMI com a revisão dos coeficientes de localização?

O cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é mais um assunto que promete fazer correr muita tinta em Portugal no setor imobiliário. Isto porque a forma como se apura o valor do imposto que os proprietários de casas têm de pagar todos os anos às autarquias pode vir a sofrer alterações, devido à revisão dos coeficientes de localização. O Governo atira a responsabilidade para as autarquias, sendo de esperar que a forma como se calcula o Valor Patrimonial Tributário (VPT) pode mesmo vir a mudar. Explicamos.
Vista panorâmica de Cascais.

IMI: Quem tem casas de luxo paga menos ao Fisco

Os contribuintes com casas de luxo têm um bónus fiscal no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Trata-se de um benefício concedido através da aplicação do chamado Coeficiente de Ajustamento de Áreas (CAJ) – introduzido em 2007 –, que reduz de forma apreciável a área bruta de construção para efeito do cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) e consequentemente o IMI a pagar pelo proprietário.
IMI vai voltar a subir

IMI vai voltar a subir

A subida do coeficiente de localização dos imóveis, que entrou em vigor no início deste ano, vai provocar um novo aumento no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os maiores aumentos serão sentidos sobretudo em casas situadas nos centros urbanos, nomeadamente em Lisboa e Porto.

IMI: Finanças já atualizaram mapa de coeficientes e assim poderás saber se vais pagar mais ou menos imposto

O tão esperado mapa de coeficientes de localização dos imóveis foi atualizado no final da semana passada e já pode ser consultado no Portal das Finanças. Se és proprietário, deverias fazê-lo porque estes coeficientes determinam o valor a pagar de IMI e, no âmbito da revisão que foi realizada no ano passado pelo Governo, o teu poderá ter mudado e tu não sabes. O Fisco não tem a obrigação de te avisar sobre eventuais alterações que vão fazer com que pagues mais ou menos imposto.
IMI: como evitar uma má surpresa no valor que te toca pagar

IMI: como evitar uma má surpresa no valor que te toca pagar

Os novos valores dos coeficientes de localização dos imóveis, que servem de base ao valor a pagar de IMI, já estão em vigor e podem ser consultados desde o dia 1 de janeiro. Os proprietários podem assim ir às Finanças informar-se se vão pagar mais ou menos imposto.
Sabes qual é o coeficiente de localização da tua casa que conta para o valor a pagar de IMI?

Sabes qual é o coeficiente de localização da tua casa que conta para o valor a pagar de IMI?

As Finanças disponibilizam um mapa, no seu site, no qual é possível saber qual o coeficiente de localização que corresponde a cada um dos atuais zonamentos, ou seja, das parcelas em que está dividido cada município. O coeficiente de localização é um dos elementos para a fórmula de cálculo do valor fiscal dos prédios e está a ser revisto, refletindo-se depois no IMI a pagar.