
IMI vai voltar a subir
A subida do coeficiente de localização dos imóveis, que entrou em vigor no início deste ano, vai provocar um novo aumento no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os maiores aumentos serão sentidos sobretudo em casas situadas nos centros urbanos, nomeadamente em Lisboa e Porto.

IMI familiar: dois terços das autarquias vão dar descontos em 2016
Termina na próxima segunda feira, dia 30 de novembro, o prazo para as autarquias decidirem se adoptam ou não o chamado IMI famíliar, previsto no Orçamento do Estado de 2015, para ser aplicado no próximo ano. Em causa está um desconto entre os 3% e 20% e cerca de dois terços dos municípios portugueses já aderiram à medida que visa beneficiar os agregados familiares com filhos que são proprietários da casa onde vivem.
Rendas: recibos eletrónicos geram caos e proprietários queixam-se em tribunal
Desde o início deste mês de novembro que os senhorios estão obrigados a emitir recibos eletrónicos dos imóveis que tenham arrendados. Acontece que as novas regras não dispensam totalmente o papel, continuando a existir a via tradicional para a emissão da guia de pagamento do imposto de selo, por exemplo. Os proprietários decidiram agora fazer queixa ao Supremo Tribunal Administrativo.

Rendas: proprietários tentam travar recibos eletrónicos na justiça
A emissão obrigatória de recibos eletrónicos de rendas de casas, serviços e estabelecimentos comerciais, a partir de novembro próximo, continua a dar polémica. Os proprietários não se resignam à vontade das Finanças e agora levaram o processo ao Provedor de Justiça, que já abriu um "procedimento" para avaliar a constitucionalidade da portaria em causa.

Proprietários enviam lei do recibo eletrónico de renda para o Constitucional
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) vai pedir inconstitucionalidade da lei – as novas regras entram em vigor em maio – que impõe a obrigatoriedade de emissão eletrónica das rendas acima dos 70 euros mensais (838,44 euros), para proprietários com idade inferior a 65 anos, com base na discriminação de cidadãos.

IRS: obrigatoriedade de declarar rendas é um “perpetuar de injustiças”, acusam proprietários
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) criticou o facto de os senhorios que sejam tributados pela categoria F do IRS (rendimentos prediais) terem de declarar ao Fisco as rendas que recebem anualmente. A entidade, liderada por António Frias Marques, considera que a medida “representa uma dualidade de critérios” em relação ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

IMI: proprietários querem deduzir imposto no IRS
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) quer que a fatura do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) seja incluída nos gastos dedutíveis ao IRS realizados nos dois anos anteriores ao início do arrendamento. Esta proposta foi apresentada ontem (dia 11) pelo presidente da ANP, António Frias Marques, num encontro com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, no âmbito da consulta pública do IRS.

“Ser proprietário em Portugal é um pesadelo”, diz associação
O presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, considera que ser proprietário de um imóvel em Portugal é, sob o ponto de vista tributário, “um pesadelo”, uma “carga de trabalhos”, tendo em conta as medidas e exigências fiscais a que estão sujeitos.
Rendas: proprietários divididos com alargamento para dez anos do prazo de transição
Os proprietários estão divididos quanto à possibilidade de alargamento do prazo de transição previsto na nova lei das rendas para as pequenas empresas.

IRS: proprietários contra taxa liberatória de 28% sobre rendimentos prediais
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) contestou a informação “posta a circular” na qual é dito que os senhorios podem “optar livremente, conforme lhes convier”, por entregar a declaração de rendimentos prediais relativos a 2013 em abril ou maio deste ano, se a declaração for entregue em papel

É cada vez mais difícil arrendar casa, alertam proprietários
As associações de proprietários dizem que é cada vez mais difícil arrendar uma casa e, apesar da expectativa, asseguram que o mercado de arrendamento está parado.

Fisco recusa custo com certificado energético como despesa predial no IRS
Na compra de um imóvel, são os notários que verificam a existência do certificado energético.

receita de imi chegará aos quatro mil milhões em 2015, dizem proprietários
os proprietários estão revoltados com a decisão do governo de, no orçamento do estado para 2014 (oe2014), acabar com a cláusula de salvaguarda no imposto municipal sobre imóveis (imi), que impedia aumentos demasiado acentuados no imposto a pagar.

proprietários rejeitam alterações à reforma do arrendamento
a associação nacional de proprietários (anp) vê com preocupação os últimos acontecimentos na política nacional e avisa que sejam quais forem os desenvolvimentos da situação política, “continuará a defender na primeira linha os direitos e legítimos interesses dos proprietários portugueses, nomeadamen

proprietários querem criar subsídio de renda para inquilinos com “carência económica”
a associação nacional de proprietários (anp) defendeu a criação de um subsídio de renda para todos os inquilinos que alegam “carência económica”, alertando que se trata de uma situação que está a acontecer bastante, o que tem comprometido a actualização da maioria das rendas antigas, prevista com a

rendas antigas: maioria dos inquilinos só pagará até 50 euros
a associação nacional de proprietários (anp) estima que a maioria das rendas antigas (anteriores a 1990), cerca de 153 mil contratos, vai ter uma actualização máxima até 50 euros, devido aos baixos rendimentos dos inquilinos.

lei das rendas: o que pensam mediadores, proprietários e inquilinos?
a nova lei das rendas tem suscitado muitas dúvidas no sector imobiliário, com proprietários, inquilinos e mediadores imobiliários a estarem, por vezes, em desacordo relativamente a algumas situações. uns consideram que a nova lei peca por tardia e outros falam em “mecanismos demasiado complexos”.

proprietários alertam para incumprimentos com imi no próximo ano
o presidente da associação nacional de proprietários (anp), antónio frias marques, revelou que a entidade tem “recebido várias queixas de associados que estão preocupados” com o valor que vão pagar de imposto municipal sobre imóveis (imi) no próximo ano.

imi aumenta mas rendas devem manter-se
as rendas das casas e dos espaços comerciais não devem subir com os aumentos anunciados do imposto municipal sobre imóveis (imi) para 2013.

proprietários condenam injustiça da avaliação de imóveis
a associação nacional de proprietários (anp), formada por milhares de proprietários e senhorios de todo o país, considera que a avaliação geral de imóveis em vigor até ao final do ano, para efeitos de imposto municipal de imóveis (imi), é injusta.

casas valem tanto como há dez anos
há dez anos que os bancos não avaliavam as casas por tão pouco dinheiro. dados do instituto nacional de estatística (ine) concluem que o valor atribuído pela banca à habitação caiu, em julho, para os 1.033 euros por metro quadrado, menos 7,3% que no mesmo período do ano passado.

proprietários falam em “catástrofe tributária” com aumento de 400% de imi
o presidente da associação nacional de proprietários (anp), antónio frias marques, disse que a reavaliação de imóveis em curso – o governo comprometeu-se a avaliar cerca de 5,2 milhões de casas até final do ano – é uma “catástrofe tributária”.

finanças sem impressos que permitem pedir redução de imi
o presidente da associação nacional de proprietários (anp), antónio frias marques, adiantou que os serviços de finanças estão a impedir os proprietários de cumprir as formalidades legais que lhes vão dar direito a pagar menos imposto municipal sobre imóveis (imi).
condomínio fica cada vez mais por pagar
há cada vez mais pessoas endividadas com quotas do condomínio. segundo as associações ligadas ao sector, no último ano, este problema sofreu um agravamento preocupante, nomeadamente “em condomínios de luxo”.

erros nas avaliações de imóveis com base no google aumentam imi em milhares de euros
os avaliadores de imóveis das finanças estão a cometer erros grosseiros e há casos em que os proprietários reclamaram e o imposto baixou 50 mil euros.