Comentários: 0

O tão esperado mapa de coeficientes de localização dos imóveis foi atualizado no final da semana passada e já pode ser consultado no Portal das Finanças. Se és proprietário, deverias fazê-lo porque estes coeficientes determinam o valor a pagar de IMI e, no âmbito da revisão que foi realizada no ano passado pelo Governo, o teu poderá ter mudado e tu não sabes. O Fisco não tem a obrigação de te avisar sobre eventuais alterações que vão fazer com que pagues mais ou menos imposto.

O Jornal de Negócios diz que os proprietários podem verificar se o coeficiente correspondente à área geográfica dos seus imóveis sofreu ou não alterações junto dos serviços do Fisco ou através do Portal das Finanças, onde está disponibilizado um mapa no qual é possível pesquisar cada rua de cada município.

Através desse mapa, e segundo explica o diário, é possível saber qual o coeficiente de localização que corresponde a cada um dos atuais zonamentos, ou seja, às parcelas em que está dividido cada município. Acedendo à página da Internet, basta escrever a morada que se pretende consultar e efetuar a pesquisa.

Se constatares que o teu coeficiente de localização desceu, então podes fazer uma simulação, também no Portal das Finanças, e ficar a saber se há hipótese de vir a pagar menos IMI. Se for o caso, deverás, de acordo com o Negócios, pedir uma nova avaliação do imóvel, o que poderá ser feito também através do Portal das Finanças.

O coeficiente de localização varia num intervalo que vai de 0,4 (o mais baixo) a 3,5 (o mais elevado) e é um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, que serve depois de base de cálculo do IMI a suportar anualmente pelos proprietários.
 

IMI: Finanças já atualizaram mapa de coeficientes e assim poderás saber se vais pagar mais ou menos imposto
autorizado

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta