Comentários: 0

Os donos de imóveis em Portugal estão a ser um alvo de um "raide" por parte das empresas prestadoras de serviços de água, luz e telecomunicações, que pretendem ter mais informações sobre as casas para dar às Finanças. A Associação Nacional de Proprietários (ANP) aconselha os senhorios a não prestarem quaisquer tipos de dados extra.

As Finanças têm em curso uma campanha contra os arrendamentos ilegais de imóveis e está a recorrer aos fornecedores de serviços para ajudar a detetar os casos irregulares.

O Ministério de Centeno, segundo noticia a TSF, diz que mais de 110 entidades fornecedoras de água, luz e serviços fixos de telefone já comunicaram dados no âmbito do anunciado cruzamento de dados para detetar rendas que não estão declaradas ao fisco e não pagam imposto.

As empresas destes sectores tinham até novembro para começar a comunicar estes dados e este número é a única informação de balanço que o governo adianta sobre os resultados do novo sistema, lançado pelo anterior executivo, para travar a fuga aos impostos.

A AsNP, citada pela rádio, revela que tem recebido centenas de contactos de sócios preocupados porque receberam um e-mail, quase sempre da EDP, a pedir uma série de informações. Nomeadamente, se o cliente é proprietário ou não do imóvel, bem como onde vive e uma série de outras informações sobre a casa.

Sinais que, tal como esclarece a TSF, podem ajudar o fisco a encontrar arrendamentos ilegais ou casas devolutas que por isso se arriscam a ter um IMI agravado.

O presidente da associação, António Frias Marques, explica que analisaram a lei e que o conselho que avançam aos proprietários é que não devem dar qualquer informação extra às empresas de fornecimento de água, luz ou telefone, para além das essenciais para manter ou ativar esse serviço.

Isto significa que só será apanhado pelo fisco quem optar por dar, voluntariamente, os seus dados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade