Comentários: 0
A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

Artigo escrito por Hoja de Router, colaborador do idealista/news.

Quantos m2 são necessários para viver? Os arquitetos parecem tentar responder a esta pergunta nos últimos anos com as suas próprias criações. Alguns especialistas consideram que se pode viver num espaço de 35 m2 e há quem vá mais longe e se empenhe em construir casas portáteis de 25 m2 que podem ser compradas na internet.

Os mais ambiciosos querem a todo o custo que as suas “relíquias” sejam a casa mais pequena do mundo. É o caso do estúdio Kitoko, que projetou em Paris (França) o apartamento conhecido com menores dimensões: Um espaço de 8 m2 com casa de banho, janela, cozinha e um espaço para dormir num armário.

Mas será que esta é mesmo a edificação mais pequena do mundo? Pode parecer incrível, mas há construções ainda mais pequenas. Um grupo de investigadores e designers de Londres e Munique criaram há alguns anos a Micro Compact Home, um cubo com uma área de 7 m2 ideal para duas pessoas que vivam sob a filosofia “menos é mais”.

Otimizada ao máximo, no interior há um beliche com duas camas, uma mesa, um móvel de cozinha, uma televisão e um cubículo com uma casa de banho. Um helicóptero pode transportar esta casa, que tem um preço por m2 bem elevado: custa 38.000 euros (no total).

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

O inovador design, que permite integrar “muito mobiliário” em pouco espaço, fez com que os seus criadores ganhassem mais de um prémio de arquitetura.

Por outro lado, há um lar na localidade de Conwy, em Gales, mais antigo e ainda mais pequeno que estas residências em forma de cubo. Falamos da Quay House, que com o seus 3,5 metros de comprimento e 1,8 de largura é a casa mais pequena do Reino Unido.

Foi construída no século XVI e esteve abandonada durante quase 400 anos. Atualmente só os turistas a visitam para a admirar durante alguns segundos.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

De referir que há locais habitados com tamanho semelhante à Quay House, mas por necessidade. Nos EUA, constroem-se cada vez mais estruturas pequenas para dar guarida aos sem-abrigo.

Há quem já esteja inclusive a seguir este exemplo. É o caso de Jeff Obafemi Carr, um pastor de Nashville (Tennessee), que abandonou temporariamente a mulher e os cinco filhos para viver numa casa com 5,5 m2... sem casa de banho e cozinha.

Viveu dois meses neste espaço e conseguiu juntar 67.000 dólares (60.000 euros) para construir outras seis casas similares nas quais vivem os mais necessitados, que podem depois tomar banho na igreja.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

E há também os apaixonados pelas residências minúsculas que se interessam por elas sem necessidade. É o caso de Jeff Wilson, um professor universitário de Ciências Ambientais em Austin (Texas) apelidado na região como “professor contentor”.

Wilson começou a refletir sobre o futuro e perguntou a si mesmo como seriam as casas quando houver 10.000 milhões de pessoas no mundo. E assim começou o The Dumpster Project, uma iniciativa que fez com que vivesse durante um ano num contentor do lixo de 3,3 m2 equipado com painéis solares. Nesta “caixa metálica” só havia espaço para uma cama e para alguns pertences pessoais.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

Mas esta também não será a casa mais pequena do mundo. O designer com descendência alemã Van Bo Le-Mentz dedicou-se a criar, em 2012, a 1SQM House, que tem nada mais nada menos que um m2. Uma minúscula habitação de madeira com dois metros de altura na qual te podes sentar ou deitar e trabalhar com o portátil (obviamente). Com apenas 250 euros podes construir esta casa “do-it-yourself”.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

Ao contrário de Van Bo Le-Mentz, os proprietários de uma casa em Barnsbury, no Reino Unido, colocaram-na à venda por 275.000 dólares (350.000 euros) com o pretexto de ser o imóvel mais pequeno do mundo – tem 16,44 m2 e será seguramente um dos mais pequenos do planeta.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

A luta pelo título da casa mais pequena do mundo acontece também no caso dos imóveis mais estreitos. No ano passado, um casal colocou no mercado a sua habitação na Escócia por 85.000 libras (109.000 euros). Mas a The Wedge, como se chama o imóvel, tem 1,1 metros de largura, pelo que não é a mais estreita do mundo, já que em 2012 o Prémio Guiness nesta categoria foi entregue a uma habitação de Varsóvia (Polónia) com apenas 92 centímetros de largura na parte mais estreita e 1,5 metros na parte mais larga.

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

Nenhuma janela desta casa pode ser aberta, apesar de ter um quarto, uma cozinha, uma casa de banho e uma zona de lazer. Situada entre dois edifícios, esta casa tem 14 m2 e nela residiu o escritor israelita Etgar Keret.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta