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Deco Alerta: Como evitar problemas no condomínio

Autor: Redação

Fazes parte da administração do teu  condomínio ou queres saber quais são as suas responsabilidades? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te como deve funcionar tudo para evitar que tenhas problemas no edifício onde vives e com os teus vizinhos.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Em janeiro a administração do nosso condomínio vai mudar. Eu passei a fazer parte dela, em conjunto com 2 outros condóminos e queremos desde já organizar as atividades para este ano. Existem regras que se devem seguir? O que nos podem dizer sobre este assunto?

A pergunta que nos envias é extremamente importante. Preparar o ano do condomínio é fundamental para que tudo corra bem no prédio e nas relações entre os condóminos. Agendar a assembleia de condóminos e enviar as convocatórias nos prazos legais são algumas das primeiras tarefas que os administradores de condomínios têm de desenvolver logo no início do seu exercício.

É em janeiro que decorrem as assembleias de condóminos, por isso, e como referes, esta é a altura para preparar a transição. A primeira regra a cumprir é a de enviar as convocatórias para os condóminos através de carta registada. Devem fazê-lo 10 dias antes da reunião.

É necessário que se defina uma lista de todos os assuntos do condomínio, tarefa que devem organizar com antecedência e que deve constar da ordem de trabalhos da primeira reunião do ano.

É importante que passem revista ao orçamento e se prepare um controlo das despesas que se vão prolongar para o ano seguinte. A nova administração deve antecipar alguns dos gastos para que possam ficar previstos no orçamento seguinte e dividi-los pelos 12 meses.

Outros pontos que devem obrigatoriamente tratar são: o extrato atualizado da conta à ordem, quotas pagas e em dívida. Devem ainda averiguar se está atualizada toda a documentação necessária (recibos, declarações, etc) para entregar aos respetivos condóminos aquando da época das declarações de IRS (abril e maio).

Caso o vosso condomínio tenha a seu cargo funcionários, tais como empregadas de limpeza, jardineiro, segurança, não se podem esquecer este encargo causa um aumento nos custos do condomínio, por isso, é essencial prevê-lo e antecipá-lo nas quotas mensais do próximo ano.