
Já ouviste falar em creosoto? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te o significado desta substância e a importância de limpar as chaminés dos prédios para evitar que haja incêndios.
Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
O nosso prédio tem cinco andares, cada um com dois apartamentos equipados com lareiras, algumas com recuperador de calor. Na última reunião de condóminos, um dos vizinhos levantou a questão da limpeza da chaminé, pois durante o inverno todos os condóminos acendem a lareira. Este vizinho disse-nos que inclusivamente há riscos graves de incêndio. É verdade? O que nos podem dizer sobre este assunto?
É verdade sim. Esse risco existe. Quando se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável chamada creosoto. Se não há limpeza da chaminé, com a passagem do tempo e a constante utilização das lareiras, cria-se um ambiente propício à ocorrência de um incêndio.
A limpeza de chaminés deve estar incluída na rotina de manutenção do edifício. Negligenciar esta tarefa potencia acidentes que podem acarretar responsabilidades para proprietários ou administradores.
A limpeza periódica, eliminando a referida substância, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação.
Esta manutenção previne o risco de incêndio e evita danos nas casas, como a má exaustão dos fumos que, com os anos, provoca mau cheiro na habitação e escurecimento das paredes.
Recentemente, a Autoridade Nacional da Proteção Civil divulgou dados sobre este perigo escondido, afirmando que a maioria dos pedidos de socorro que chegam aos bombeiros na altura do inverno corresponde a incêndios originários em chaminés.
Infelizmente, o nosso país não tem lei específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios, mas aconselha os proprietários ou condóminos a fazerem uma manutenção regular.
Clica neste link para saberes mais informações.
Para poder comentar deves entrar na tua conta