Comentários: 3
Deco Alerta: Bombas de calor para aquecer a água? São mais ecológicas e eficientes
GTRES

Agora que o frio parece ter vindo para ficar, damos-te alguns conselhos para aqueceres a água. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos-te quais são os benefícios das bombas de água, que até são equipamentos mais amigos do ambiente.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estamos a mudar de casa e pretendemos, em matéria de energia, torná-la o mais eficiente possível. Falaram-nos de bombas de calor para aquecer a água. Não conhecíamos estes equipamentos. O que nos podem dizer sobre os mesmos?

Em primeiro lugar felicitamos-te pelo comportamento consciente de consumidor preocupado com a eficiência energética

As bombas de calor são realmente equipamentos para aquecer água, tal como os tradicionais esquentadores e termoacumuladores. Contudo, estes equipamentos são mais ecológicos e eficientes. São a chamada solução amiga do ambiente para aquecer a água em casa, pois retiram do ar ambiente (uma fonte de energia renovável) o calor de que precisam para aquecer a água.

A principal desvantagem de apostares na compra de bombas de calor está no seu preço inicial. Prepara-te para gastar mais que na aquisição de um tradicional esquentador, mas, na verdade, as bombas de calor compensam na utilização.

Estes equipamentos apresentam o custo anual de utilização mais baixo: uma poupança de 65 euros face ao esquentador a gás natural e de 446 euros quando comparados com o esquentador a gás butano ou propano. O termoacumulador é o aparelho com o custo anual mais elevado: 1.794 euros. Para um lar com menos pessoas ou onde exista uma menor necessidade de água, os custos de utilização das bombas de calor podem não compensar tanto.

Para estares na posse de toda a informação, esclarecemos-te sobre o funcionamento da bomba de calor: o equipamento retira energia do ar exterior e transfere-a para um fluido com a ajuda de um compressor. O fluido, por sua vez, irá passar o calor para a água que se encontra no depósito. A eletricidade é sobretudo usada para fazer o equipamento funcionar, mas não para aquecer a água. A elevada eficiência das bombas de calor deve-se ao seu modo de funcionamento.

Informa-te connosco em: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/agua/noticias/bombas-de-calor-poupe-ate-1157-ao-ano-na-agua-quente/como-funciona-a-bomba-de-calor

Ver comentários (3) / Comentar

3 Comentários:

oscarferreira1980
24 Novembro 2017, 16:32

É necessário ter uma outra fonte para aquecimento de àguas como um esquentador?
Exemplo: Eu tenho uma sistema de paneis solares para aquecimento de àguas, mas tenho um esquentador para os invernos. Uma bomba de calor necessita tal apoio?
Obrigado!

Boa tarde Oscar,
As bombas de calor nao necessitam um apoio extra, o que necessitam é uma resistência eléctrica na acumulador de água quente para 1 vez por semana atingir a temperatura de 60°C, por causa da bactéria Legionella, isto porque não consegue atingir esta temperatura no acumulador, normamente consegue atingir um máximo de 55°C.

ricardo
15 Dezembro 2017, 13:08

Já agora acrescentava que uma bomba de calor pode produzir, calor no inverno, frio no verão e AQS todo o ano. Por isso caso a habitação necessite produção de frio e calor, poupa-se na aquisição de Ar condicionado.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade