Comentários: 0
Lisboa: Bairro São João de Brito será reabilitado, após estar ilegal mais de 40 anos
Público

O Bairro de São João de Brito, junto ao Aeroporto de Lisboa e da Nata de Alvalade, está ilegal há mais de 40 anos. Um cenário que vai agora mudar, já que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai investir dois milhões de euros euros para o requalificar. A garantia foi dada aos moradores pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, e pelo vereador do urbanismo, Manuel Salgado, na apresentação do plano de requalificação do bairro.

As obras avançam assim que seja aprovada a proposta do loteamento deste espaço, escreve o Público. Após concretizada – a autarquia acredita que será aprovada até ao final do mandato – os moradores vão poder registar em seu nome os lotes das casas onde vivem.

De referir que habitam no Bairro São João de Brito 343 pessoas, num total de 120 famílias, e que a zona é composta por 118 edifícios e 125 alojamentos, explica a autarquia em comunicado.

De acordo com o município, a requalificação do espaço público abrange um área de cerca de 9,13 hectares (o equivalente a nove campos de futebol) e serão feitas as seguintes intervenções: melhoria das condições de segurança na circulação pedonal e viária, nova iluminação pública, requalificação da rede de infraestruturas, criação de uma rede de espaços centrais/polos dinamizadores, criação de novas zonas de recreio e lazer, definição de novos topónimos e melhoria das condições acústicas e ambientais através da implementação de barreiras acústicas e criação de barreiras naturais junto ao limite norte do bairro com a 2.ª Circular e plantação de novas árvores.

A autarquia justificou o atraso na legalização do bairro com constrangimentos legais motivados pela proximidade ao Aeroporto de Lisboa e adiantou que o processo nunca dependeu da falta de vontade política da autarquia. “O que fizemos foi não desistir e pela primeira vez em muitos anos conseguimos desbloquear a situação”, referiu Fernando Medina.

A CML revela que foi na década de 1960/1970 que surgiu na “Quinta do Alto”, “Quinta do Correio Mor” e na “Quinta de S. João de Brito” um aglomerado de construções abarracadas, junto ao aeroporto. Depois, no pós 25 de Abril de 1974, “foram-se fixando naqueles terrenos pessoas provenientes  das antigas colónias portuguesas, que foram transformando essas construções em moradias de alvenaria, originando o que hoje é denominado ‘Bairro de São João de Brito’”, explica a autarquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade