Comentários: 0
Loures vai legalizar bairros clandestinos

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Loures, cidade localizada nos arredores de Lisboa, entrou em vigor no final da semana passada e prevê que haja mais atividades económicas e que se aposte na legalização de bairros clandestinos.

Segundo Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, o novo PDM entra em vigor após 15 anos de revisão e de uma “alargada discussão pública”.

“Considerámos que não havia necessidade de termos mais áreas urbanizáveis. Existe um excesso de fogos. Assim, este PDM está assente em eixos como a qualificação ambiental e territorial, a coesão sócio territorial e qualificação socioeconómica”, explicou, em declarações à Lusa.

Nesse sentido, Bernardino Soares referiu que, ao longo do processo de revisão, o documento foi sofrendo algumas correções, a última delas a eliminação de duas novas áreas urbanizáveis que estavam previstas para duas freguesias do concelho.

A ampliação de espaços públicos de lazer, como é o caso do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, a reserva de “espaço-canal” para a concretização de novas vias rodoviárias programadas e a requalificação urbana e paisagística são outras das orientações do novo PDM.

“Acreditamos que este novo PDM irá contribuir para fixar mais atividades económicas, para aumentar a oferta qualificada de emprego e dar mais sustentabilidade à estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”, referiu Bernardino Soares.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta