Comentários: 0
Rendas vão subir mais de 1% no próximo ano
idealista

Perto de 600 mil famílias e umas centenas de milhares de comerciantes vão sofrer um aumento nas rendas de 1,1% em 2018. Este valor corresponde ao dobro da subida deste ano e é o mais alto registado desde 2013. Esta atualização é calculada a partir da variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação, divulgado na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor final do coeficiente utilizado para a atualização das rendas, relativo a agosto, só será divulgado em setembro, mas os dados já publicados permitem calcular que o aumento das rendas deverá rondar 1,1% em agosto.

Isto significa que, por exemplo, uma renda de 300 euros mensais poderá ser aumentada em três euros. Já uma renda de 600 euros poderá ser aumentada em seis euros.

Mas só depois de o INE comunicar o coeficiente de atualização das rendas, em setembro, é que este dado é publicado em Diário da República, até 30 de outubro. Só a partir daí é que os senhorios podem comunicar o aumento de rendas.

Os senhorios não são obrigados a fazer a atualização das rendas. A fazê-lo, têm de notificar o inquilino por carta registada com aviso de receção, com uma antecedência mínima de 30 dias face à data de atualização.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta