Comentários: 0
Prestação da casa desce em novembro, mas só para alguns...
GTRES

Os portugueses que tiverem créditos à habitação indexados às Euribor a seis ou 12 meses vão beneficiar de um novo alívio de encargos, já que as taxas recuaram para novos mínimos históricos. São boas notícias para uns e não tão boas para outros, já que as famílias com créditos indexados à Euribor a três meses vão sentir um aumento na prestação da casa.

O agravamento sentido será, no entanto, muito ligeiro. De acordo com o jornal ECO, e partindo de um cenário de um empréstimo no valor de 100.000 euros a 30 anos e com um spread de 1%, o valor da prestação mensal vai aumentar quatro cêntimos (0,01%), para se fixar nos 306,75 euros – no caso de quem tem um financiamento associado à Euribor a três meses. De recordar que desde a revisão de julho de 2014 que as famílias não viam os seus encargos com a prestação da casa aumentarem.

As boas notícias são para as famílias cujos empréstimos estão associados às Euribor a seis e 12 meses, que vão sentir uma descida da mensalidade a pagar ao banco. Assumindo o mesmo cenário, quem contratou o indexante a seis meses vê a prestação fixar-se na revisão de novembro nos 309,21 euros. Ou seja, menos 1,25 euros (0,4%) face à prestação fixada há seis meses, escreve a publicação.

Relativamente aos empréstimos associados à Euribor a 12 meses – a taxa de referência mais utilizada atualmente pelos bancos nos créditos de taxa variável –, a prestação também volta a baixar. A partir de novembro e durante um ano estará fixada nos 313,44 euros. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta