Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Spreads

Notícias e informações sobre o spread, diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária. Antes de escolher um empréstimo visite o nosso simulador de Crédito à habitação

Guerra de spreads nos empréstimos da casa: BCP corta margem mínima para 1%

O BCP entrou na corrida dos spreads para tentar angariar mais clientes de crédito à habitação. O banco liderado por Miguel Maya cortou a margem mínima para 1%, e passa a partilhar a taxa mais atrativa de mercado com o Bankinter.

Notícia sobre:

Bancos não dão tréguas aos spreads - “guerra” de preços vai continuar, diz CEO do BPI

As mexidas nos spreads da casa foram uma constante no ano passado. A concorrência continuou a alimentar a “luta” dos bancos em Portugal pela angariação de clientes e o cenário não será diferente em 2020. Pablo Forero, presidente do BPI, admite que está “cada vez mais difícil” fugir à guerra de preços, antecipando quebras e maiores pressões no crédito pessoal e a empresas.

Notícia sobre:

Ter cartão de crédito ajuda a baixar o spread da casa?

Os bancos parecem estar cada vez mais disponíveis para financiar a compra de casa. Todo o cuidado é pouco, por isso, aquando da contratação de um crédito à habitação. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre o ‘cross-selling’ (venda cruzada) praticado nos empréstimos para a compra de casa, nomeadamente sobre a viabilidade da contratação de um cartão de crédito como forma de baixar o spread.  

Notícia sobre:

Concorrência alimenta “guerra” de spreads na habitação

A concorrência de spreads no crédito à habitação continua a alimentar a “luta” dos bancos em Portugal pela angariação de clientes. As revisões em baixa das taxas foram uma constante no ano passado, coincidindo com o aumento da procura de crédito por parte das famílias.

Notícia sobre:

Cartel da banca no crédito à habitação descoberto a partir de um email da CGD

Foi com base num email interno da CGD, contendo dados relativos a créditos à habitação do BCP, Santander, BES, BPI e Montepio, que a Autoridade da Concorrência “descobriu” que havia um cartel da banca. O inquérito levado a cabo pela entidade terminou com a condenação a 14 bancos ao pagamento de uma coima global de 225 milhões de euros.

Notícia sobre:

Guerra de spreads já arrancou este ano: Eurobic corta margem para 1,1% nos empréstimos da casa

Desde 2015 que os bancos em Portugal têm vindo a degladiar-se no mercado do crédito à habitação, oferecendo spreads mais competitivos. Cada vez há mais instituições financeiras com margens mínimas próximas ou iguais a 1% nos empréstimos para a compra de casa e agora foi a vez de o Eurobic atualizar o preçário, com uma revisão em baixa, de 1,2% para 1,1%.

Notícia sobre:
mohamed Hassan/Pixabay

Bancos, os “melhores amigos” dos portugueses que compraram casa em 2019

A cultura de ser proprietário está bem vincada em Portugal. Ao mesmo tempo que o mercado de arrendamento está a tardar em ser uma alternativa, devido ao elevado valor das rendas, os bancos são por esta altura “os melhores amigos” de quem quer comprar casa. Desde 2010 que não emprestavam tanto – foram 4.931 milhões nos primeiros seis meses do ano –, sendo que em julho concederam 967 milhões e em outubro, último mês sobre os quais há dados, 943 milhões de euros. 

Notícia sobre:

Spread: o que é e como usar para pedir (e negociar bem) um empréstimo à habitação

O termo estrangeiro vulgarizou-se na banca nacional, mas na hora de se pedir um crédito à habitação nem toda a gente sabe bem o que é um spread. E é algo fundamental para conseguir um empréstimo com boas condições. Além do mais, importa saber que há uma diferença entre o spread de base e o contratato. Hoje trocamos por miúdos o seu significado e como pode ser bem usado.

Notícia sobre:

Santander entra na corrida dos baixos spreads, mas oferta de 1% apenas para alguns clientes

A guerra de spreads no crédito à habitação continua ao rubro. De uma forma ou outra, os bancos vão baixando as margens cobradas nos empréstimos para a compra de casa. Agora foi a vez do Santander Totta anunciar que vai ter um spread mínimo de 1%, igualando a oferta à do espanhol Bankinter - que tem a proposta mais barata do mercado. Mas neste caso o spread mais baixo não é para todos.

Notícia sobre:

Taxa fixa ganha força no crédito à habitação: Bankinter oferece 1,5% a 30 anos

O cenário de Euribor zero e negativas promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) está a ter reflexos na oferta de novo crédito à habitação, com o reforço das taxas fixas. O Bankinter veio dar sinais desta tendência, lançando uma campanha focada nos juros promocionais nos empréstimos de taxa fixa a dois anos e na redução das taxas fixas promocionais nos empréstimos a cinco e dez anos, em propostas de crédito à habitação com entrada até 31 de outubro.

Notícia sobre: