Comentários: 0
Arrendamento jovem: Porta 65 vai ter reforço da verba para 18 milhões
rawpixel.com/Unsplash

A verba prevista no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) para os subsídios ao arrendamento do programa de arrendamento jovem Porta 65 vai ascender a 18 milhões de euros, mais 3,5 milhões que os 14,5 milhões orçamentados para 2017, segundo as propostas apresentadas pelo PS, PSD e CDS-PP.

A proposta do PS pretende a "transferência de uma verba até ao limite de 18 milhões euros inscrita no capítulo 60.º da Direção-Geral do Tesouro e Finanças para o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) destinada ao Programa Porta 65 - Arrendamento por Jovens", escreve a Lusa.

Em declarações à agência de notícias, a deputada do PS Helena Roseta disse que se trata de um reforço de três milhões de euros à verba inicialmente prevista de 15 milhões de euros, justificado pelo alargamento do programa a mais jovens.

De referir que PSD e CDS-PP também apresentaram propostas para que o Programa Porta 65 Jovem disponha em 2018 de uma dotação orçamental de 18 milhões de euros.

A partir de dia 1 de janeiro de 2018 o Porta 65 vai ter um alargamento no que respeita aos destinatários, passando a poder beneficiar deste apoio os jovens entre os 18 e os 35 anos (atualmente o limite são os 30 anos). Tratando-se de casais, um dos elementos poderá ter até 37 anos.

Lançado em 2007, o programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, que pode ser renovada até perfazer três anos, tendo como beneficiários jovens entre os 18 e os 30 anos – as regras vão mudar, conforme referido, a partir do próximo ano. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta