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Manual para descrever bem um imóvel… e atrair potenciais compradores ou inquilinos
idealista/news

A descrição do imóvel é o passo definitivo para convencer o potencial comprador a realizar uma proposta pelo imóvel ou o potencial inquilino a entrar em contacto porque está interessado na oferta de arrendamento.

As fotografias e o vídeo são importantes, aliás muito importantes, mas a descrição do imóvel é imprescindível para reforçar o conteúdo visual. Estes três elementos complementam-se e juntos causam um maior efeito.

O idealista/tools preparou um guia de conselhos para que os potenciais compradores ou inquilinos se apaixonem pelo teu imóvel. Antes das recomendações, há que ter em conta que a tomada de decisão na hora de escolher uma casa tem uma grande componente sentimental, algo que deve estar presente na descrição. 

1. Um título que resuma o imóvel de uma forma apelativa. Por exemplo:

  • Penthouse de luxo no centro 
  • Moradia familiar em zona residencial muito requisitada 
  • Quinta rústica histórica em zona rural tranquila 
  • Apartamento urbano moderno, reformado recentemente 
  • Imóvel espaçoso para reformar, ideal para projeto de investimento 

2. Resumo do imóvel: as suas principais características e vantagens. Por exemplo: “apartamento com 3 quartos e vistas incríveis sobre a cidade, localizado próximo de escolas, restaurantes e comercio.” 

3. Descrição dos quartos e do estado em que se encontra o imóvel, incluindo a decoração. Estas são algumas sugestões:

  • Grandes janelas panorâmicas 
  • Aquecimento central/Ar condicionado 
  • Vidros duplos/Estores 
  • Elementos de design 
  • Reformado recentemente na totalidade 
  • Precisa de obras 

4. Especifica o número de quartos sem esquecer os pormenores:

  • Armários 
  • Closet 
  • Casas de Banho 
  • Dimensões 
  • Branco Clássico 
  • Moderno (cor) 

5. Descreve a sala de estar, incluindo o que mais a caracteriza:

  • Espaço aberto 
  • Lareira 
  • Vistas 
  • Elementos originais (tetos, vigas, janelas) 

6. Descreve a cozinha, incluindo o estilo da decoração e principais eletrodomésticos:

  • Estilo rústico com portas em pinho/carvalho/faia 
  • Moderna com eletrodomésticos novos 
  • Tipo de forno 
  • Espaço de arrumação ou despensa 

7. Descreve o exterior do imóvel: 

  • Entrada independente 
  • Pátio ou zonas pavimentadas 
  • Manutenção do condomínio 
  • Piscina 
  • Vistas ou outras características; vistas para o parque ou zonas verdes 

8. Serviços e infraestruturas da zona que tornam o imóvel uma oportunidade realmente única. Por exemplo, que na garagem há espaço para guardar mais coisas para além do carro; se os lugares de estacionamento são amplos, de fácil acesso, de fácil estacionamento e seguro.

  • Zona tranquila 
  • Próximo de escolas e hospitais 
  • Próximo de zonas de comercio e/ou vida noturna animada 
  • Serviços de transporte público próximo 
  • Localizado junto a parques verdes ou parques infantis 
  • Próximo de instalações desportivas 

9. Termos complementares. Se ficares sem ideais para descrever o imóvel, sugerimos-te expressões como: tranquilo, calmo, acolhedor, agradável, confortável, elegante, moderno, espaçoso, surpreendente, espetacular, impressionante, encantador, histórico, boa localização, ideal para famílias, permitidos animais de estimação, pronto a viver, completamente remodelado, exclusivo, baixo custo de manutenção, respeita o meio ambiente, embelezado com um jardim...

10. Sinceridade

É muito importante ser sincero em toda a descrição para não fazermos perder tempo ao cliente e a nós mesmos. Se, por exemplo, o imóvel não tem elevador, essa informação não deve ser ocultada.

11. “Call to action”

É muito importante induzir à ação. Ao terminar a descrição, deve-se escrever uma frase que faça com que o nosso potencial cliente reaja e decida entrar em contacto connosco para saber mais informações. Precisas de mais informações? Teremos muito gosto em ajudar-te a encontrar a melhor casa para a tua família. Descobre a tua próxima casa connosco... Não percas esta oportunidade! Tem atenção para que a linguagem utilizada seja útil e crie expectativa.

Resumindo, uma descrição eficaz pode-se conseguir em 600 – 700 palavras. Nunca nos devemos esquecer que os potenciais clientes leem sempre as descrições, com muita atenção e até ao fim. Nas descrições dos imóveis, 70% devem ser vantagens e os outros 30% características. As características informam e as vantagens vendem. Já demos a informação que o cliente precisa e a partir de agora passamos a vender com a nossa descrição.

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