Conselhos e informações sobre o que é preciso saber e fazer para vender a tua casa. Descobre como vender uma casa financiada, como anunciar o teu imóvel, aprender a vender mais rápido, etc. Tudo isto e muito mais nos artigos publicados en idealista/news.

Remodelar a casa

Remodelar a casa compensa? Valor de venda sobe mais de 25%

O parque habitacional português é antigo. As casas construídas nos anos 80 ou antes pesam cerca de 60% do total da habitação existente em Portugal. Muitas destas casas encontram-se em mau estado de conversação, precisando de obras. Para quem pensa colocar um imóvel antigo à venda, a remodelação da casa pode ser uma boa aposta, já que aumentar o valor da venda em mais de 25%, revela o relatório residencial anual do idealista/data relativo a 2023. Até porque a renovação das casas também pode ajudar a melhorar a sua eficiência energética, tão valorizada hoje em dia pelas famílias que procuram comprar casa.
herança

Vender uma casa herdada: como tornar o processo mais fácil

No meio imobiliário, as transações mais frequentes são as de compra e venda. Em menor escala aparecem as transações efetuadas por herança. Esta diferença verifica-se sobretudo porque os imóveis herdados estão sujeitos a outros critérios de venda, nomeadamente questões familiares e consequentes procedimentos burocráticos. Nestas situações e, para facilitar todo o processo, é importante delegar a venda a um profissional imobiliário. Nada melhor que alguém especializado na área para te ajudar a estruturar a venda e a não saltar etapas.
Preço das casas para comprar

Comprar casa ficou mais caro em 9 grandes cidades no início de 2024

A venda de casas em Portugal caiu ao longo de 2023, muito devido aos elevados juros no crédito habitação e perda de poder de compra e poupanças por via da inflação. Mas, ainda assim, a oferta de habitação continua a ser bem inferior à procura, contribuindo para que os preços das casas à venda continuem a subir, embora a menor ritmo. É isso mesmo que revela o índice de preços do idealista: os preços das casas para comprar em Portugal subiram 0,8% em janeiro face ao mês anterior, tendo-se fixado nos 2.582 euros por metro quadrado (euros/m2) em termos medianos. Este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 9 capitais de distrito, entre dezembro e janeiro, com Leiria a liderar as subidas (2%). Já em relação à variação anual, os preços das casas subiram 6%.
O que é a Ficha técnica de habitação

Ficha técnica de habitação na compra de casa: que é e para que serve?

O ano de 2024 arrancou com novidades na compra e venda de casas em Portugal. Uma das medidas do simplex dos licenciamentos urbanísticos que já entrou em vigor diz respeito à dispensa de apresentação da licença de utilização e da ficha técnica da habitação na hora de celebrar a aquisição da casa. Mas estes documentos continuam a existir, sendo importante os compradores continuarem a pedi-los antes de celebrar um contrato de promessa de compra e venda para garantir a sua segurança jurídica. Por isso mesmo importa saber o que é, afinal, a ficha técnica de habitação e perceber para que serve. Explicamos tudo neste artigo preparado pelo idealista/news, com fundamento legal.
Vender casa em 2024

Como vender casas com sucesso no atual contexto de incerteza

Advinham-se tempos desafiantes para a mediação imobiliária em Portugal. O contexto internacional não é animador, estando pautado pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente. Todos estes fatores geopolíticos, se escalarem, têm o poder de aumentar a inflação e, consequentemente, elevar os juros e travar o desenvolvimento económico. Com o clima de incerteza a escalar, a venda de casas deverá continuar a arrefecer no nosso país em 2024, o que não são boas notícias para os agentes imobiliários. Com este contexto de pano de fundo, somado à crise política interna, o importante é que os profissionais da mediação imobiliária continuem a inovar e a ajustar a gestão do negócio aos novos desafios, aconselha Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, neste artigo preparado para o idealista/news.
Casa con ambiente acogedor

Prós e contras de vender uma casa no outono

Artigo escrito por Caroline Jurgens, sócia-fundadora da Lúmina Home Staging O outono é uma estação onde assistimos a mudanças não só na natureza, mas também em nós. Em geral, o tempo gasto na rua é encurtado e a mudança de horário faz com que estejamos mais em casa.
vender casa

A regra de ouro para saber se o preço de venda da casa está certo

Na hora de vender a casa, saber estabelecer o preço adequado para colocá-la no mercado é uma das dúvidas mais comuns. Jesús Duque, vice-presidente da Alfa Inmobiliaria, confirma que a maior preocupação dos proprietários é saber se o preço definido foi o correto. E deixa algumas recomendações.
Preço das casas em Portugal

Casas à venda em Portugal: preços caíram em 8 grandes cidades

A venda de casas em Portugal está a arrefecer em 2023. E a redução da procura, motivada pela perda de poder de compra, bem como pela subida dos juros nos créditos habitação, ajuda a explicar o facto de os preços das casas em Portugal estarem a estabilizar há, pelo menos, quatro meses seguidos, outubro inclusive. Mas, olhando para a realidade do país em detalhe, verifica-se que houve oito capitais de distrito onde os preços das casas caíram, Porto incluído (-0,5%), segundo o índice de preços do idealista. E, por outro lado, observa-se também que as casas continuam mais caras em nove grandes cidades, com a Guarda a liderar as subidas (4,3%).