Comentários: 0
Rui Moreira quer aumentar a oferta de habitação no Porto
wikimedia_commons

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), acredita que a solução para a especulação imobiliária, na sequência do crescimento da atividade turística, passa por aumentar a oferta de habitação na cidade.

Andámos 60 anos com as cidades apodrecidas por causa da Lei das Rendas, em que as pessoas que residiam nos centros históricos eram, apenas, aquelas que não tinham conseguido fugir, como é que vamos voltar agora a falar em congelar rendas?”, questionou o autarca, durante um evento realizado esta quinta-feira (22 de março) na Exponor, no Porto, integrado na QSP Summit 2018

Segundo o Dinheiro Vivo, que cita Rui Moreira, a solução está no mercado. Ou seja, se os preços sobem é porque há muita procura, pelo que a resposta passa por aumentar a oferta. “Deve-se alterar o Plano Diretor Municipal (PDM) para permitir uma edificabilidade [a área bruta que um prédio pode ter] maior. Em zonas bem servidas de transportes públicos, porque há de a edificabilidade ser de 0,8 quando pode ser de 1,4 ou de 1,6”, defendeu.

O presidente da CMP garantiu, de resto, que “terrenos não faltam” e adiantou que o aumento da oferta permitiria criar “emprego na construção”. Uma alteração que o autarca espera ver aprovada no âmbito do novo PDM, até ao final de 2019, escreve a publicação. Para Rui Moreira, a alteração do PDM “permitirá conter os preços da habitação” no Porto, tonando a cidade “mais competitiva” face a outros municípios vizinhos com índices de construção diferentes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade