Comentários: 0
Ajudas às casas dos incêndios de Pedrógão: 21 processos de irregularidades enviados para MP
wikimedia_commons

As alegadas irregularidades na reconstrução de habitações após os incêndios de Pedrógão Grande deram origem à abertura de 21 processos que já foram enviados para o Ministério Público (MP). A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

"Foram entregues ao Ministério Público (MP) todos os processos que na reportagem da Visão e da TVI lançavam suspeitas (...), bem como todos os processos do (fundo) Revita" para que, "de uma vez por todas, deixe de haver esta suspeição", declarou à Lusa Ana Abrunhosa, à margem da escola de verão da Comissão Europeia (Summer CEmp), na semana passada.

Em causa está um inquérito aberto em julho pelo Ministério Público (MP) para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, denunciadas por aqueles dois órgãos de comunicação.

Ana Abrunhosa lamentou ainda que estas situações possam vir a prejudicar quem realmente precisa de ajuda: "isto é mais grave porque coloca em causa a generosidade dos portugueses, que é absolutamente essencial, porque ainda há muita gente a precisar. Quem sai prejudicado não são as câmaras, não é a CCDR, não é o Governo, são os portugueses que precisam de ajuda".

Revita apoiou já a reconstrução de 160 casas afetadas

O incêndio, que deflagrou em junho de 2017 em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que alastrou a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e mais de 250 feridos, sete dos quais graves, e destruiu meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Criado pelo Governo para apoiar as populações e a revitalização das áreas afetadas, o fundo Revita recebeu o contributo de 61 entidades, com donativos em dinheiro, em bens e em prestação de serviços. Os donativos em dinheiro rondam os 4,4 milhões de euros, a que se juntam 2,5 milhões de euros disponibilizados pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, apurou o relatório do Fundo Revita.

De acordo com os últimos dados do Fundo Revita, citados pela agência de notícias, estão já concluídos os trabalhos de reconstrução de 160 das 261 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram ainda em obras 101 habitações.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade