Comentários: 0
Casa do presidente da Câmara de Lisboa é Alojamento Local (e custa 800 euros por noite)
A casa foi entretanto concessionada e agora é utilizada para fins turísticos Booking

Aquela que era a antiga residência oficial do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) está agora disponível para Alojamento Local num “site” de reservas turísticas. O autarca, Fernando Medina, veio entretanto explicar que o imóvel foi concessionado como casa para turistas porque perdeu esse estatuto, e que a “Casa do Presidente” é o “nome histórico que ficou atribuído”.

A “Casa do Presidente da Villa”, localizada na Estrada do Penedo, na Ajuda, em pleno parque florestal de Monsanto, está disponível para alojamento desde agosto deste ano. Segundo a descrição do “site” de reservas turísticas, a villa, onde uma noite pode ultrapassar os 800 euros, oferece uma piscina ao ar livre e tem jardim e “lounge” compartilhados.

Este imóvel foi morada de Pedro Santana Lopes, quando este assumiu a presidência da autarquia em 2002, e também chegou a ser utilizada por António Costa. Agora, e segundo o esclarecimento da CML, numa nota enviada às redações, a casa já “não tem qualquer função protocolar”, tendo sido concessionada há dois anos em reunião da câmara. A licença do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) pertence à empresa MCO II, que gere, entre outros espaços, o Mercado de Campo de Ourique.

Casa do presidente da Câmara de Lisboa é Alojamento Local (e custa 800 euros por noite)
O imóvel é gerido pela empresa MCO II Booking

A reabilitação do conjunto do edificado, segundo o comunicado da CML, teve um custo de "3 milhões e 760 mil euros, a suportar integralmente pelo concessionário", que terá também de pagar "uma renda mensal de 2.600 euros, acrescidos de IVA, durante os 25 anos previstos no contrato".

"Terminado o prazo da concessão, todo o património, já reabilitado, permanecerá propriedade do município de Lisboa, que não quis abdicar desse património", acrescenta a nota.

"O presidente da Câmara não tem residência oficial"

O presidente da autarquia, Fernando Medina, à margem de uma sessão de esclarecimento sobre medidas para conter o alojamento local, garantiu que a “Casa do Presidente” é o “nome histórico que ficou atribuído a um edifício no parque de Monsanto e que há largos anos não tem esse estatuto”. “Isso não existe, a lei, aliás, não o permite", referiu Medina, citado pela Lusa. 

O autarca assegura que "há alguns anos" o município "fez a atribuição de uma concessão para a exploração do espaço, que estava fechado, porque não era residência do presidente da Câmara, nem iria ser mais, para a utilização desse espaço, e é nesse âmbito que essa operação se desenvolveu".

BE quer conhecer lista de imóveis concessionados pela CML

Depois de ser tornado público que a antiga residência está disponível para alojamento turístico, o Bloco de Esquerda (BE) veio dizer que quer conhecer a lista completa de imóveis públicos que estão concessionados pela câmara a terceiros.

“O Bloco quer saber que imóveis públicos estão concessionados pela CML, qual o prazo das concessões e sob que condições. Consideramos injustificável que, num momento de crise na habitação e alojamento para estudantes, existam concessões de imóveis públicos para turismo“, pode ler-se em comunicado, citado pelo ECO.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade