Comentários: 2

Os senhorios que pressionem de forma ilegítima os inquilinos, para que desocupem as casas arrendadas, vão passar a ser punidos com uma multa diária de 20 euros e de 30 euros no caso de deficientes ou idosos. A proposta, que foi posta em cima da mesa pelos socialistas e que conta com o apoio do Bloco de Esquerda e PCP, será votada na comissão parlamentar da Habitação esta sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.

A penalização surge no âmbito de um projeto-lei do PS, e que foi apresentado como uma alteração à iniciativa original do BE que, em julho, antes das férias parlamentares, conseguiu fazer aprovar a proposta com os votos favoráveis das “bancadas governativas”- PSD e CDS/PP votaram contra.

“Encaramos de forma positiva os contributos do PS para o nosso projeto de lei sobre o assédio no arrendamento […], que densificam os procedimentos para que os inquilinos possam responder ao assédio”, disse à Lusa o deputado do BE, Pedro Soares, considerando que a pressão exercida pelos senhorios sobre os arrendatários é “uma forma de despejo sem qualquer legitimidade e que se tem multiplicado com fins especulativos”.

A proposta quer punir os senhorios nos casos de assédio, que agora se arriscam a multas de 20 por dia até que alterem o seu comportamento. Mas se em causa estiverem inquilinos com mais de 65 anos ou um grau de deficiência igual ou superior a 60%, a multa aumenta em 50% e passa a ser de 30 euros por dia. O mesmo se aplicará a terceiros que, por estarem interessados na compra ou comercialização da casa, exerçam pressão ou atos de assédio sobre os arrendatários.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

almeidaesousa
13 Dezembro 2018, 15:33

Não segui o debate sobre "assédios", por isso não sei o que os nossos "esclarecidos" deputados entendem como tal. Uma coisa eu sei, no entanto: se as formas de pressão dos senhorios sobre os inquilinos é "ilegítima" como consta na notícia, então esses comportamentos caem na alçada da Lei (se não não eram ilegítimos). Se caem na alçada da Lei então já existem penas definidas para esses crimes e/ou abusos. Então, para quê mais leis avulsas, subjectivíssimas e criadoras da maior confusão na determinação da matéria de facto? Só mesmo para complicar ainda mais o nosso sistema judicial e favorecer o incumprimento da legislação existente. Uma vergonha! Legisla-se por raiva, rancor e vingança!!!

alan paz
19 Fevereiro 2019, 21:29

Pago uma renda elevada por uma porcaria de casa e o senhorio ainda meteu os outros inquilinos ucranianos a me vigiarem quando entro e quando saio, tenho as janelas forcadas e esses ucranianos vivem de subsidio e passam 24 horas dentro das casas e alguns deles ate ilegais , fazem festas e barulho apartir das 7 da manha e nao tenho descanso , ja meti o meu senhorio em tribunal porque ele mesmo diz que pediu a essas pessoas para controlarem o predio , nao devo rendas algumas e ainda tenho sido ameacado pelo filho para deixar o apartamento porque a minha senhoria faleceu dois meses depois de me fazer o contrato, so agora aparecem herdeiros para vender a casa e segundo um vizinho meu os gajos sao racistas tanto senhorio como os ucranianos e nao me querem la com a minha familia

Para poder comentar deves entrar na tua conta