
A nova casa do primeiro-ministro António Costa em Benfica, Lisboa, custou 327.000 euros, o que dá uma média de 4.419 euros por metro quadrado (m2) – o imóvel tem 74 m2 de área bruta útil. Trata-se de um valor 33% acima do praticado em média naquela zona da cidade: 3.320 euros por m2.
Segundo o Correio da Manhã, o apartamento em causa corresponde a uma cave com logradouro, num prédio com cerca de 50 anos. O Fisco avaliou o imóvel, para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 61.172 euros, o que mostra como o mercado imobiliário está inflacionado na capital, escreve a publicação, adiantando que a escritura de compra e venda foi celebrada a 12 de dezembro de 2018 e que Fernanda Tadeu, mulher de António Costa, surge como compradora do imóvel.
A propriedade da nova casa do primeiro-ministro ainda não foi atualizada nas Finanças. Segundo a caderneta predial do imóvel, o apartamento ainda está em nome do vendedor, conta o jornal, que teve acesso ao documento.
O Fisco deverá agora fazer uma nova avaliação ao imóvel, visto que o valor base de construção aumentou este ano para 615 euros. Com a avaliação atual, que foi efetuada em 2018, António Costa irá pagar este ano 183 euros de IMI relativos ao imposto do ano passado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta