Comentários: 1
O que fazer quando um vizinho tem um pombal na varanda?
Nathan Dumlao/Unsplash

Imagina que vives num prédio e descobre que o vizinho que mora no último andar tem um pombal na varanda? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, ajudamos-te a resolver este tipo de problemas, que afeta (também) a saúde pública.  

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Moro numa zona antiga da cidade e o prédio ainda tem, no último andar, varandas largas, conhecidas como janelas de águas furtadas. Recentemente, verificámos que havia um cheiro muito forte e desagradável, bem como muitos dejetos, oriundos de uma dessas varandas. Eu e o administrador do condomínio verificámos que existia na varanda um verdadeiro pombal. O que podemos fazer para resolver este problema grave, inclusivamente para a saúde pública.

A situação que nos descreves não é tão rara como, talvez, imagines. O uso dado às varandas é muito variado e o aproveitamento do espaço para ter animais é comum. 

Estamos certos que o incómodo causado pelo pombal é grande, além do cheiro e sujidade, impede-vos o desempenho de tarefas do quotidiano, como estender a roupa, podendo ser um risco para a saúde e higiene pública, com a transmissão de doenças. 

Aconselhamo-vos, em primeiro lugar, a conversar com o vizinho e procurar que ele desista de ter pombos na varanda. Se o vosso apelo for ignorado, poderão denunciar a situação junto da autarquia, uma vez que muitas delas tem programas de controlo da população de pombos.

Com a denúncia feita à câmara municipal, efetuar-se-á uma vistoria conjunta por parte do delegado de saúde e do médico veterinário municipal, onde serão determinadas as condições do local. 

Posteriormente, e se se confirmarem os riscos higiénicos e sanitários, o vosso vizinho será notificado pela câmara municipal e obrigado a retirar o pombal desse local. Se esta deliberação não for respeitada, o condómino poderá incorrer numa contraordenação e, consequentemente, numa coima.

Conta com o nosso apoio e informa-te aqui

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

António
17 Abril 2019, 10:57

Pois eu moro num prédio onde existe um andar desocupado pelos próprios donos do mesmo já há vários anos.
Então como existe uma grande varanda coberta, os pombos fizeram dela sua residência com a respectiva reprodução da especie. Obviamente causando transtorno aos restantes condóminos. Pode e deve a Administraçâo do Condominio participar á Camara de Cascais?

Para poder comentar deves entrar na tua conta