Artistas, projetistas, engenheiros, cientistas, empresários, arquitetos, estudantes e todas as pessoas interessadas podem contribuir para o projeto.
Comentários: 0
Bruxelas vai lançar o novo Bauhaus europeu para apoiar e facilitar a transformação ecológica
Photo by Guillaume de Germain on Unsplash

A Comissão Europeia (CE) lançou a fase de conceção da iniciativa novo Bauhaus europeu, anunciada pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União de 2020. O novo Bauhaus europeu é um projeto ambiental, económico e cultural que quer combinar a conceção, a sustentabilidade, a acessibilidade, o baixo custo e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu. A ideia é promover “novas soluções sutentáveis e inclusivas”.

Ursula von der Leyen explica que este “é um projeto de esperança destinado a explorar a forma como vivemos melhor em conjunto após a pandemia”. “Trata-se de adequar a sustentabilidade ao estilo, a fim de aproximar o Pacto Ecológico Europeu da mentalidade e das casas das pessoas. Precisamos de todas as mentes criativas — projetistas, artistas, cientistas, arquitetos e cidadãos — para que o novo Bauhaus europeu seja um sucesso”, refere a responsável citada em comunicado.

No mesmo documento, a CE explica que o objetivo da fase de conceção é empregar um pocesso de “cocriação para moldar o conceito explorando ideias, identificando as necessidades e desafios comuns mais urgentes e interligando as partes interessadas”. Sendo um dos elementos da fase de conceção, a Comissão lançará, esta primavera, a primeira edição do prémio novo Bauhaus europeu.

“A  nossa ambição é desenvolver um quadro inovador para apoiar, facilitar e acelerar a transformação ecológica combinando sustentabilidade e estética. Ao constituir uma ponte entre o mundo da arte e da cultura, por um lado, e o mundo da ciência e da tecnologia, por outro, garantiremos a participação da sociedade no seu conjunto: os artistas, os estudantes, os arquitetos, os engenheiros, o mundo académico e os inovadores. Desencadeará uma mudança sistémica”, refere ainda Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

O que é Bauhaus e como funciona

O novo Bauhaus europeu é uma iniciativa criativa, “que derruba fronteiras entre a ciência e a tecnologia, a arte, a cultura e a inclusão social, a fim de permitir a conceção de soluções para problemas quotidianos”.

No site criado para o projeto, artistas, projetistas, engenheiros, cientistas, empresários, arquitetos, estudantes e todas as pessoas interessadas podem partilhar exemplos de realizações inspiradoras para o novo Bauhaus europeu, as suas ideias sobre a forma como deve ser moldado e como deve evoluir, bem como as suas preocupações e desafios.

Nos próximos meses, a Comissão atribuirá prémios a exemplos existentes que representem a integração dos valores fundamentais da iniciativa e que possam inspirar os debates sobre os locais onde vivemos e a transformação dos mesmos.

Na próxima fase da iniciativa, a fase de execução, serão criados cinco projetos-piloto para conceber em conjunto novas soluções sustentáveis e inclusivas com estilo. O objetivo da terceira fase, de divulgação, é difundir as ideias e os conceitos que definem o novo Bauhaus europeu através de novos projetos, da ligação em rede e da partilha de conhecimentos, na Europa e não só.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade