Danilo Romolini, da Romolini Immobiliare, transforma as propriedades em verdadeiras estrelas da Internet através de visitas guiadas incríveis.
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Com pouco mais de vinte anos, Danilo Romolini não é apenas o gerente de vendas da Romolini Immobiliare, afiliada à Christie's International Real Estate, mas é também quem inventou (pelo menos em Itália) uma nova forma de vender imóveis online, transformando-os em verdadeiras estrelas do Youtube. Ao idealista/news explica os seus vídeos, inspirados no estilo comunicativo dos consultores imobiliários norte-americanos, que reúnem centenas de milhares de visualizações, representando um caso real no panorama do mercado imobiliário italiano.

Nascido em Arezzo e filho da “arte” – os seus pais são os co-fundadores da Romolini Immobiliare, Riccardo Romolini e Marta Brunellini - Danilo formou-se nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Assim que entrou na empresa, no início de 2020, e com a responsabilidade de vender imóveis premium nas zonas mais bonitas da Itália, decidiu divulgá-los num meio de comunicação que é tudo menos usual em Itália: uma tour através do Youtube. Um modo que aparentemente funciona.

“Percebi imediatamente que o tour imobiliário feito através de vídeos online é um meio de comunicação utilizado nos canais de empresas de praticamente todas as nacionalidades menos a italiana, em particular nos Estados Unidos e Grã-Bretanha”,  explica Danilo Romolini. “E pensei que se algo assim em Nova Iorque, onde, além da vista panorâmica, todos os apartamentos são perfeitamente reproduzíveis, em Itália poderia ser ainda melhor, já que os nossos imóveis, principalmente os de valor histórico, são únicos. Além disso, não tive concorrência, visto que não conheço nenhuma agência em Itália a fazer isto”, diz.

Romolini lançou então uma  série de video tours no canal do Youtube (ROMOLINI CHRISTIE'S Luxury Real Estate), cada um com cerca de 15 minutos, em que o gerente de vendas percorre cada divisão dos imóveis (e exteriores), como um guia turístico que apresenta as belezas de cada lugar.

“Os vídeos são em inglês porque 80/90% dos nossos clientes falam inglês e porque assim podemos atingir um público internacional, fazendo mais contactos e visualizações. As tours são mais eficazes do que simples fotos, pois deixam a ideia do imóvel mais clara, a tal ponto que muitas vezes vendemos imóveis sem qualquer visita pessoal, apenas por visualização de vídeos. Também do lado do cliente, o vídeo tem vantagens: é mais fácil ter uma ideia completa através de um tour de vídeo e entender imediatamente se um investimento é interessante ou não, enquanto muitas vezes pelas fotos não se tem plena consciência do que é que se vai comprar”.

Uma comunicação que tem efeitos positivos também na imagem da empresa. “Os vídeos passam a ser um compromisso fixo, como se fosse um programa de televisão, e consequentemente a agência também adquire uma certa imagem e reputação, independentemente das vendas”, observa Danilo Romolini.

É um tipo de comunicação que outras agências poderiam replicar como modelo?

“O vídeo tour é certamente aconselhável como meio de comunicação, mas é óbvio que, se todos o fizessem, a audiência de cada um dos vídeos poderia diminuir, com algumas vantagens apenas por parte de quem começou primeiro a fazê-lo".

A linguagem utilizada também é decisiva na criação deste produto. “Feito em italiano, um vídeo tour pode fazer sentido em áreas onde as compras dos nossos compatriotas são muito centradas, como as compras residenciais em grandes cidades como Milão. Mas o público será necessariamente menor e mais selecionado. Se quisermos criar algo que gere muitas visualizações, a abordagem deve ser diferente, com um amplo espectro”.

Na verdade, os vídeos de Danilo Romolini são produtos em si, não necessariamente vinculados às vendas efetivamente realizadas. “Do ponto de vista do público, os imóveis que vendemos prestam-se muito bem a tours de vídeo. Tratamos de imóveis únicos, vilas históricas, castelos, ilhas, vilas com vista para o mar, enfim, imóveis de tirar o fôlego que atraem muita atenção e muitas visitas. Do ponto de vista das vendas reais, no entanto, estes imóveis são mais difíceis de avaliar do que imóveis mais "normais" mas com características desejadas e procuradas por uma determinada clientela”, explica ainda.

Como evoluirá o negócio de venda de casas no futuro? Danilo Romolini responde: “Nos próximos dez ou quinze anos, a maior parte das vendas será feita online; a par dos métodos tradicionais de hoje, integrados com visitas a imóveis, fotografias com curadoria, ou outros métodos que nem sequer imaginamos hoje, a venda online será certamente o canal privilegiado ”.

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