
A casa não é apenas o local para onde voltamos ao final de cada dia de trabalho. Pelo contrário. Atualmente, e com a chegada da pandemia, a casa tornou-se, também, num espaço de trabalho, além de ser o refúgio de família, convívio e brincadeiras. A casa tem de ser, por isso, o reflexo de quem lá vive. E as cores são um importante vetor desta equação.
Se estiveres a pensar pintar a casa neste verão, fica a saber que as tendências deste ano exprimem a necessidade de reconexão com a natureza e a procura por afeto, segundo Leila Monteiro, Founder & Creative Director do Atelier Sabiina Design. De acordo com a especialista, as variações de verde, os tons terrosos, o azul e as suas variantes e os tons creme e neutros suaves são as cores destacadas na paleta de tendências para este verão.
Verdes
Na categoria dos verdes, Leila Monteiro destaca os tons de verde-escuro, pelo simbólico poder curativo da natureza. É uma cor que transmite equilíbrio, segurança e tranquilidade, em qualquer que seja a divisão. Em divisões pequenas deve ser usado com moderação, para não correr o risco de tornar o ambiente pesado.
"Segue-se o verde-azulado, a que os especialistas apelidam de Mantra. É uma cor que evoca o estado meditativo e nos convida à introspeção. Serve-se de uma ligeira nuance acinzentada, combinando na perfeição com tons terrosos", explica a responsável.

Praça no Inverno é o nome dado ao verde-cinza, capaz de nos transportar para uma manhã calma de neblina. Demonstrativa de uma simplicidade inigualável e de uma versatilidade que não tem fim, pode ser usada na sala, no quarto e até na cozinha, indica Leila
Tons terrosos
Nos tons terrosos enquadram-se as cores que representam a terra e a busca pelas raízes. São tons como o laranja queimado, a cor mostarda e o marrom claro, que têm a capacidade de trazer alegria ao lar e torná-lo ao mesmo tempo acolhedor.

Azul
Na categoria do azuis, a especialista destaca, essencialmente, o azul clássico e o azul marinho. São símbolo de tranquilidade e harmonia.
"Enquanto que o azul clássico faz lembrar o céu ao entardecer e proporciona clareza e nos permite descansar; o azul marinho, sendo um tom mais marcante e sofisticado, funciona bem tanto como elemento de destaque, quanto como cor secundária. É uma cor muito versátil e faz também lembrar o céu mas, desta vez, noturno", diz.

Tons creme
A intemporalidade dos tons creme acrescentam um toque de sofisticação e classe, em qualquer espaço. São uma ótima opção para quem não gosta de extravagâncias e prefere uma décor simples, mas também aconchegante.

Neutros suaves
"Café com Leite, Cinza Betão, Mármore e Beje. Todas elas símbolo de contemporaneidade com um toque de sofisticação. Transportam a subtileza da natureza e conseguem tornar o cómodo mais amplo", comenta.
A responsável aconselha que te inspires nas sensações que estas cores te transmitem, lembrando que é preciso ter atenção às combinações. Tenta que a conjugação das cores, o estilo e os detalhes decorativos resultem em harmonia.

Para poder comentar deves entrar na tua conta