Apostar no branco ou em tons neutros é a chave para criar um ambiente positivo.
Comentários: 0
Cores para vender a casa
Habitissimo

A cor é um fator muito importante na hora de preparar a casa para vender. A primeira impressão pode fazer com que um potencial comprador se apaixone numa primeira visita ou não. E muito se pode dever à cor, isto porque as cores chegam rapidamente ao nosso subconsciente e têm a capacidade de gerar todo o tipo de emoções, tanto positivas como negativas. 

Cores para vender a casa
Habitissimo

O primeiro conselho dos especialistas da Habitissimo passa por evitar pintar a casa segundo os gostos pessoais. Podemos achar que o azul profundo fica maravilhoso na parede do quarto, mas nem todos vão achar o mesmo.

Quando se trata de seduzir o maior número possível de potenciais compradores, a psicologia da cor diz-nos algo muito importante: devemos optar sempre por tons neutros. E porquê? Porque são os que geram menos repulsa e porque qualquer pessoa consegue facilmente imaginar como pode decorar a casa à sua maneira, colocando elementos coloridos - desde mobiliário a têxteis. 

Qual é a melhor cor para vender a casa? 

Cores para vender a casa
Habitissimo

O branco à primeira vista pode parecer suave, mas tem uma enorme influência na decisão de compra. Em primeiro lugar, porque é uma cor que transmite limpeza e higiene.

Em segundo lugar, é uma cor que reflete a luz, e a luminosidade é outro fator psicológico que pode favorecer uma compra.

Em terceiro lugar, o branco consegue "enganar a vista". Isto porque faz com que os espaços pareçam maiores, um aspeto que é preciso ter em conta especialmente quando estamos a falar de casas pequenas.

E, por último, é uma cor que te deixa dar asas à imaginação para personalizar a decoração dos espaços.  É muito fácil inventar todo o tipo de estilos e decoração quando as paredes são como uma tela.
 

Alternativas ao branco

Cores para vender a casa
Habitissimo

Se preferires evitar o branco, qualquer cor neutra será uma boa alternativa, desde que escolhas tons claros. Os cinzentos também acrescentam brilho, bem como um estilo mais sofisticado e combinam muito bem com outras cores. São, portanto, uma boa opção para a sala de estar e para os corredores.

Por outro lado, os tons de bege, marfim e marrom macio dão um toque de elegância e calor. São cores que transmitem calma e convidam a relaxar e, por isso, são perfeitas para salas de estar, salas de reunião e, sobretudo, para os quartos.

Claro que o branco pode ser combinado com qualquer uma destas cores. O efeito de amplitude e luminosidade não se perderá e a casa oferecerá uma imagem mais sugestiva aos olhos dos potenciais compradores.

Tenho de evitar outras cores?

Cores para vender a casa
Habitissimo

As cores neutras são as recomendáveis, é certo. Mas, em alternativa, podes optar por um branco com reflexos suaves de azul, que é uma cor relacionada com a confiança e tranquilidade; ou um verde muito claro, que convida à paz e à serenidade. Uma pequena nuance será suficiente para "quebrar" o branco, se o considerarmos demasiado suave.

O que se deve evitar a todo o custo são as cores demasiado escuras, porque são as que podem ter um impacto psicológico mais negativo. Além destas, também as cores demasiado brilhantes não são recomendadas.

Por fim, há que sublinhar que o objetivo é pintar a casa para agradar ao maior número de pessoas possível e que os seus gostos podem ser muito diferentes. E é por isso que é aconselhável esquecer a moda e optar pelo que funciona sempre: o básico.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta