Mudar a cor de um móvel é um projeto DIY que permite renovar e personalizar os móveis existentes, adaptando-os a novos estilos, sem necessidade de os substituir. Isto poupa-te tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que tens a oportunidade de expressar o teu estilo pessoal e descobrir um novo hobby.
A decoração de interiores é uma arte que transforma os espaços para refletir personalidades, criar atmosferas e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
Não se trata apenas de um elemento distintivo: as paredes verdes num quarto são também o segredo do bem-estar psicofísico e do bom descanso, em qualquer tom e tonalidade de cor. Mas qual a melhor forma de combiná-los? Aqui estão 10 ideias para te inspirares.
Artigo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu CasaJulho, agosto… são sinónimos de férias! E estes meses de verão muitas vezes são considerados os ideais para fazer reformas em casa.
Os dias quentes de verão são ideais para preparar atividades divertidas na praia com os mais pequenos. Mas desfrutar da praia não significa só passar várias horas no mar com as crianças.
Artigo escrito por Camilla CastellaniMuitas vezes, e quando se decide remodelar uma casa, tudo começa com os móveis. E a verdade é que trocar a mobília é sempre uma boa opção quando queremos dar uma nova vida aos espaços de forma rápida.
Na hora de renovar a casa, pintar os azulejos é uma opção a considerar. Isto porque não só é fácil e barato, como tem o poder de dar uma nova cor à casa. Claro que, para o fazer, há vários materiais a reunir e aspetos técnicos a ter em conta.
Na hora de fazer obras em casa, são várias as dúvidas que surgem. E algumas são comuns a reformas da casa mais ou menos ousadas. Será que é possível mudar a casa de banho de sítio? E como é que se pode melhorar o isolamento da casa?
Quem tem filhos e nunca teve de repente as paredes ou os móveis transformados em autênticas obras de arte abstratas? É maravilhoso ter crianças criativas e artísticas, mas estes desastres em casa são dispensáveis.
Atualmente, o DIY (‘Do it Yourself’, ou “Faz tu mesmo”), faz com que cada vez mais pessoas pensem em remodelar alguns pormenores da sua casa. No entanto, orçamento disponível nem sempre é suficiente para renovar profundamente uma casa de banho ou uma cozinha.
A casa não é apenas o local para onde voltamos ao final de cada dia de trabalho. Pelo contrário. Atualmente, e com a chegada da pandemia, a casa tornou-se, também, num espaço de trabalho, além de ser o refúgio de família, convívio e brincadeiras.
Decorar a casa com móveis antigos é uma nova tendência. Não só porque é uma forma de reaproveitar materiais e evitar desperdícios, mas também porque pode ser uma boa forma de poupar dinheiro.
Quando queremos dar um aspeto novo à casa ou até mesmo apenas a um compartimento, a primeira coisa que nos ocorre é uma pintura nova, e isto acontece por várias razões: é o trabalho que apresenta um resultado mais rápido e também é um dos trabalhos de remodelação/obras mais económico a ser realizado
Os buracos nas paredes podem ser uma verdadeira dor de cabeça. E é fácil encontrá-los. Ou porque o anterior inquilino da casa adorava pendurar fotos e quadros, ou porque nós próprios pendurámos um quadro para logo depois percebermos que afinal não “ficou assim tão bem”. Então e agora? Deixamos o furo visível? Tapamos com alguma coisa por cima? Chamamos o pintor por causa de um simples furo?
Escolher as cores para pintar a casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça, até porque as combinações possíveis são quase infinitas. Ainda assim há regras importantes que não deves perder de vista, entre elas esta: esquecer as tendências, já que tudo se resume ao ambiente que queres projetar em cada divisão. Mas, afinal, quais são as cores mais e menos adequadas?
As mudanças de estação deixam-nos sempre com vontade de alterar qualquer coisa lá por casa. No inverno, procuramos cores quentes e têxteis confortáveis que componham um ambiente muito acolhedor. Pelo contrário, quando o verão se aproxima, deixamo-nos embalar pelas tonalidades vibrantes e frescas que dizem bem com os dias soalheiros.
A cor é uma caraterística da forma, é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos nossos olhos. Muitos dos estudos realizados estudam a cor desde como se propaga com a luminosidade até ao ponto de vista psicológico da perceção. Embora seja uma questão de gosto quando nos deparamos no momento da escolha das cores para uma divisão da nossa casa devemos ter em conta alguns fatores.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever