
O coronavírus provocou grandes mudanças, muitas delas relacionadas com o nosso dia a dia. Uma delas foi a de muitas pessoas quererem deixar as cidades para instalarem-se em áreas mais sossegadas, sejam elas mais pequenas ou espaços rurais. Não é de surpreender que isso tenha alimentado a criatividade de muitos estúdios de arquitetura, que começaram a criar designs para atender a essa nova tendência. Encontrámos um deles no Equador, onde o RAMA Studio reabilitou uma casa fantástica, conhecida como Casa Mirador, para uma família da periferia de Quito, com peças pré-fabricadas.
Para a família proprietária desta casa, a pandemia foi um catalisador para a decisão de passar mais tempo na sua cabana nos arredores de Quito. Porém, para isso, queriam aumentar o espaço disponível, o que significaria ampliar a casa para torná-la mais habitável e adaptada ao dia a dia.
A casa, com área de 65 metros quadrados (m2), possuía uma casa de banho completa e um espaço multifuncional que incluía um quarto para as suas duas filhas. “Os donos desta obra mantinham um estilo de vida “nómada” e as suas estadias no Equador eram curtas e esporádicas. Após o confinamento, a família decidiu que as suas estadias seriam mais longas e que o espaço teria de responder às suas atividades diárias”.

O principal desafio dos arquitetos era dar uma resposta rápida a um projeto que não era fácil. Para cumprir o prazo de três meses a que se comprometeram, a RAMA utilizou uma tecnologia pré-fabricada industrialmente, mas que se integrava bem com o ambiente.
O acrescento começa com uma estrutura de armação de metal que foi pré-fabricada fora do local. Destacando-se no meio da floresta, o vidro temperado do chão ao teto nos três lados permite vistas incríveis. No interior, um open space com cozinha, sala de estar e sala de jantar é definido com uma única peça de carpintaria de madeira personalizada. De um lado fica a cozinha e do outro a sala de estar com despensa e lareira integrada.

Este novo espaço está ligado à casa existente através de um biombo de madeira semitransparente que funciona como arrumação e oferece privacidade aos quartos. Cinco painéis de madeira deslizantes percorrem a parte frontal da unidade e podem ser movidos conforme necessário para controlar o acesso visual a vários espaços.





Para poder comentar deves entrar na tua conta