O projeto recebeu o nome de ‘Caterpillar’. Uma ideia para revitalizar o espaço urbano daquela que já foi uma das cidades mais poderosas dos EUA.
Comentários: 1
Casas pré-fabricadas: este projeto de arrendamento revitalizou um bairro em Detroit
Prince Concepts

Detroit foi uma das cidades economicamente mais poderosas dos Estados Unidos ao longo do século XX. A sua força baseava-se numa hegemonia indiscutível no setor automóvel. Apesar disso, nos últimos anos, passou por uma grave crise económica que chegou a levar as autoridades locais a declarar a falência da cidade em 2013. Esta difícil situação teve graves consequências, com um êxodo maciço das classes médias da cidade e um processo de degradação do mobiliário urbano, edifícios e espaço público.

Neste difícil contexto, têm sido desenvolvidas propostas interessantes para tentar voltar à normalidade e recuperar, pelo menos, um pouco do esplendor perdido. A ideia central é revitalizar o espaço urbano e parar/reverter o declínio a que está sujeito. Neste caso, o projeto consistia na construção de um bloco de casas pré-fabricadas num bairro central da cidade.

Casas pré-fabricadas: este projeto de arrendamento revitalizou um bairro em Detroit
Prince Concepts

A iniciativa foi promovida pela Prince Concepts, uma promotora imobiliária local que fez parceria com a administração local para construir aproximadamente 100 propriedades no distrito. O arquiteto Ishtiaq Rafiuddin da Undecorated, Studio Detroit e a arquiteta paisagista Julie Bargmann do DIRT Studio também participaram neste projeto. A cabana que serviu de base para o projeto é o modelo ‘Quonset’ fabricado pela SteelMaster.

O projeto recebeu o nome de ‘Caterpillar’ devido ao seu formato longo e delgado. A estrutura reluzente totaliza 850 metros quadrados (m2). Mas o mais curioso é que foram utilizadas casas pré-fabricadas, no total de seis apartamentos e dois espaços de trabalho rodeados por uma floresta urbana recém-plantada.

Casas pré-fabricadas: este projeto de arrendamento revitalizou um bairro em Detroit
Prince Concepts

O conjunto modular, com 59 metros de comprimento e 14 metros de largura, é dividido em oito unidades que variam de 70 m2 a 120 m2. A ‘Caterpillar’ foi concluída em março de 2021 e todas as unidades foram totalmente arrendadas antes da conclusão.

A cabine ‘Quonset’ é uma estrutura modular feita de aço que pode ser montada por uma equipa de poucas pessoas com muita rapidez e agilidade. Inicialmente desenvolvido para fornecer alojamento militar, as estruturas são conhecidas pela sua construção simples, resistência e versatilidade.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Jussara
18 Agosto 2021, 13:01

Esse poderia ser o tipo de construção para recuperação de países como o Haiti, no pós-terremoto.

Para poder comentar deves entrar na tua conta