
O trabalho em equipa geralmente traz resultados maravilhosos. Que o diga este casal de arquitetos, Florian Baier e Nina Baier-Bischofberger, que colocaram as suas habilidades e conhecimentos em comum para projetar uma casa com uma estrutura pré-fabricada que muitos de nós gostaríamos de ter. Uma verdadeira casa de sonho.
Ambos são designers paramétricos, ou seja, baseiam os seus projetos em esquemas algorítmicos que permitem expressar parâmetros e regras que definem, modificam e esclarecem a relação entre os requisitos de projeto e o projeto resultante. Apesar dessa definição muito técnica, a sua principal característica é que, com a matemática, procuram refletir as geometrias da natureza. Isso significa que, afinal, projetam os edifícios de uma forma que se adapta à paisagem em que estão inseridos. E a bonita casa familiar que criaram perto de Zurique é um bom exemplo.

A propriedade está localizada em Männedorf, na Suíça, nas margens de um lago, o que lhe confere um caráter especial. O terreno escolhido pelos clientes era anteriormente um pomar e um pasto para ovelhas. Situa-se num pequeno planalto suavemente inclinado, que oferece vistas panorâmicas do lago em direção aos Alpes. Na verdade, a escolha de uma estrutura assimétrica em forma de C deveu-se ao desejo de que a paisagem circundante pudesse ser apreciada.
A casa tem uma área de 350 m2, três quartos e um espaço adicional para os hóspedes com um quarto. Não há ar condicionado; a sombra passiva, bom isolamento e ventilação natural mantêm a casa fresca em climas quentes. Há também uma escada em caracol, quase barroca, e um espaço de pé-direito duplo com janela panorâmica. No piso superior, uma grande rede transparente ajuda a manter as ligações visuais e espaciais. O quarto principal mais isolado tem vista para as montanhas do outro lado do lago.

O pátio é aberto para as traseiras com vista para o lago e enquadrando a vista. A casa tem ainda um telhado ondulado, que reflete a paisagem envolvente e “traz uma forma mais apelativa ao interior”.
A estrutura principal de madeira foi pré-fabricada fora do local e levou aproximadamente três semanas para ser montada. As formas em ziguezague das vigas de freixo laminado expostas no teto são uma característica muito distinta em todo o espaço. A sua forma responde à complexa geometria da casa e permitiu a triangulação da estrutura do telhado para que os arquitetos pudessem trabalhar sempre com plantas planas.

O coração do terreno e da casa é uma árvore, sobre a qual gira todo o projeto. Para o jardim, os arquitetos contaram com a ajuda do paisagista Enzo Enea, que plantou uma grande árvore no centro, em torno da qual o pátio e depois a própria casa se envolvem. O resto do jardim foi mantido principalmente como um prado, com algumas plantações mais perto da casa.








Para poder comentar deves entrar na tua conta