Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A casa pré-fabricada que fundiu arte, arquitetura e sustentabilidade

Um projeto com mais de 20 anos do arquiteto e artista plástico Michael Jantzen. O primeiro protótipo foi instalado na Califórnia, EUA.

‘M-house’ do arquiteto Michael Jantzen
Michael Jantzen
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Às vezes, uma única letra é capaz de representar um conceito completo. Isso acontece com o 'm', que neste projeto do arquiteto e artista plástico Michael Jantzen se torna sinónimo de modularidade. A ‘M-house’ não é exatamente um projeto atual, na verdade, foi concebida há 24 anos como uma pequena casa de férias para duas pessoas no sul da Califórnia (EUA).

Os princípios em que se baseia são a pré-fabricação, a modularidade e a autossuficiência. A ‘M-house’ é um dos quatro designs que compõem a série ‘M-viroments’. Todos eles têm em comum o facto de serem feitos de uma ampla variedade de componentes manipuláveis ​​que podem ser conectados de muitas maneiras diferentes a uma série de estruturas de suporte modulares.

A série nasceu ligada às explorações pessoais de Jantzen na reinvenção da arquitetura, especificamente a arquitetura pré-fabricada. “Queria criar um sistema pré-fabricado com muita flexibilidade em termos de modularidade. O objetivo era inventar um sistema de componentes, feitos de diversos materiais, que pudessem ser montados e desmontados muitas vezes em diferentes tamanhos e formas, acomodando várias funções ”, afirma.

Jantzen também queria criar um sistema pré-fabricado que fundisse arte e arquitetura numa série de estruturas esteticamente empolgantes. As estruturas também deveriam ter o potencial de serem o mais ecológicas possível e facilmente adaptáveis ​​ao uso de sistemas alternativos de energia, como a eólica e a solar.

A versão final da ‘M-House’ consistia num conjunto de peças feitas principalmente de aço pintado e painéis de betão composto de cimento e fibra de madeira. Esses materiais foram selecionados para construir o primeiro protótipo, que foi montado numa propriedade do arquiteto no sul da Califórnia.