
Os avanços tecnológicos provam que a construção de casas modulares tem um potencial futuro inegável. As múltiplas possibilidades abrem as portas para aliar aspetos tão importantes como sustentabilidade, design e conforto. Com isso, surgem propostas para expandir um mercado que está em alta, mas que ainda tem muito espaço para crescer.
Por esse motivo, alguns projetos estão a reinventar a construção modular para dar impulso a essa forma de construção, como aquele que foi desenvolvido pelo estúdio Danny Forster & Architecture, em parceria com a MiTek. O resultado é um produto inovador chamado Rethinking Modular, que quer revolucionar este mercado.

O esquema tem como elemento central a criação de uma Plataforma de Ativação Modular (MAP), que ajudará a simplificar o trabalho e o projeto de edifícios modulares. Com isso, pretende-se aprimorar a comercialização de projetos modulares e democratizar essa fórmula construtiva, reduzindo os riscos e a curva de aprendizagem para construtoras que desejam oferecer produtos modulares.
“O nosso trabalho dará a promotores e construtores em todo o país a opção de escolher modular e inspirar arquitetos a projetar para modular. Isso impulsionará a indústria mais rápido do que nunca”, explicam desde o estúdio.

Como estúdio de arquitetura, o DF&A é aquele que trata das questões relacionadas ao projeto, que podem ser vistas no primeiro protótipo. Representando uma casa, o design é elegante e combina a estética moderna com a sensibilidade contemporânea, trabalhando com uma variedade de materiais. Superfícies quentes, táteis e luz natural através de grandes aberturas são promovidas para melhorar a qualidade do espaço.
Com o desenvolvimento desta base, esperam que as casas modulares se tornem uma peça fundamental num contexto em que é necessário facilitar o acesso à habitação em determinadas cidades, em colaboração com todos os agentes envolvidos, públicos e privados. “Para que a construção modular seja uma opção fácil e não apenas boa, todo o cenário de construção deve ser habilitado para modularidade, muito além do projeto, fabricação e construção. A integração modular requer esforço sistemático e colaboração com parceiros em todo o ecossistema”, referem.

No entanto, este é apenas o primeiro passo, pois, como asseguram ambas as empresas, “este é apenas o começo”. “A inovação continuará à medida que a DF&A e a MiTek identificarem e removerem as barreiras ao uso generalizado de casas modulares. Estamos comprometidos com uma missão simples, mas ambiciosa: tornar a habitação modular mainstream", dizem.






Para poder comentar deves entrar na tua conta