Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas modulares low-cost portuguesas: 102 m2 desde 74.360 euros

As casas modulares são uma boa opção para quem sonha com uma casa moderna e mais económica. A Bloc Modular Building tem várias opções.

Casas modulares Bloc Modular Building
Créditos: Bloc Modular Building
Autor: Redação

A Bloc Modular Building é uma empresa de casas modulares em Portugal que oferece soluções chave na mão, e o principal objetivo é associar a máxima funcionalidade ao máximo conforto. Além de serem totalmente personalizáveis, estas soluções de casas modulares também são amigas do ambiente. Na Bloc Modular Building há modelos T2 com 102 metros quadrados (m2), por exemplo, desde 74.360 euros, mas também Studios de 15 m2 a partir de 8.360 euros.

Casas modulares: da escolha à aquisição

Simplicidade é a palavra que caracteriza as etapas do processo que o cliente tem de passar até ter uma casa modular pronta para habitar. Contudo, as etapas têm de ser “tomadas de uma forma faseada, sistematizada e rigorosa”, tendo sempre em consideração vários aspetos: os gostos do cliente, o cumprimento dos prazos estabelecidos, se é necessário (ou não) financiamento, desenhado um cronograma e feito um planeamento das fases de construção.

Créditos: Bloc Modular Building
Créditos: Bloc Modular Building

Fases de construção de casas modulares

  • Proposta orientativa: sem custos e sem compromissos, esta proposta baseia-se num estudo do enquadramento urbanístico da implantação do terreno tendo em conta os gostos e desejos do cliente.
  • Anteprojeto: desenvolvimento de um plano personalizado onde ficam decididos os acabamentos e opções desejadas. É apresentado juntamente com um orçamento final com desenhos planos e o projeto 3D. O valor deste projeto é deduzido ao preço total da casa.
  • Projeto: é realizado após assinatura do contrato e entregue ao cliente para efeitos processuais de solicitação de licença de obras, simultaneamente é elaborado o projeto de execução e fabricação.
  • Fabricação: este processo dura entre um até três meses, dependendo da área da casa modular. Paralelamente, é fornecido o plano de implantação da casa para que seja feita a estabilização do terreno, localização de estacas e pontos de água, eletricidade e comunicações.
  • Montagem: a casa modular sai da fábrica com uma execução de aproximadamente 95%. Os módulos são transportados até ao local de implantação onde posteriormente são ligados entre si e às infraestruturas necessárias.  
Créditos: Bloc Modular Building
Créditos: Bloc Modular Building

As casas pré-fabricadas Bloc contam com uma garantia de 5 anos contra defeitos de fabrico ou materiais incorporados e são construídas tendo em vista um ciclo de vida de 50 anos.

"Ao longo de todo o processo de aquisição de uma solução Bloc o cliente tem o apoio de pessoas e empresas altamente qualificadas e profissionais em todas as suas fases até à entrega da casa pronta a habitar, e também todo o apoio futuro que possa vir a necessitar", refere a empresa. 

Vantagens das casas modulares

  • Económicas: os preços fechados logo na fase de projeto sem espaço para surpresas futuras. O sistema industrializado de fabricação permite otimizar recursos e reduzir os custos de produção.
  • Baixos custos estruturais: as casas modulares Bloc são autoportantes, ou seja, não necessitam de alicerces pelo que os custos estruturais a realizar no terreno são muito baixos.
  • Máxima qualidade: alto controlo durante toda a fabricação e uso dos sistemas mais avançados do mercado, havendo ainda uma precisão milimétrica das estruturas metálicas que fazem com que as casas modulares construídas tenham uma alta qualidade e durabilidade.
  • Rapidez de construção: por serem feitas em fábrica e, por isso, não sujeitas a condições meteorológicas, as construções modulares Bloc conseguem uma redução de 80% no tempo de construção. Assim, uma casa modular pronta a habitar demora entre três a cinco meses, somando ainda a montagem no terreno que pode ir de dois dias a um mês consoante as dimensões da mesma.
  • Sustentabilidade: casas modulares amigas do ambiente pois contam com uma construção bioclimática com sistema de ventilação natural e com paredes de elevado grau de isolamento térmico e acústico.
Créditos: Bloc Modular Building
Créditos: Bloc Modular Building

A fabricação a seco reduz a produção de resíduos e o sistema pode ser desmontado no fim da sua vida útil, podendo os materiais ser novamente reutilizados. Esta empresa de construção modular portuguesa considera como desvantagens as “dificuldades de colocar a casa em terrenos de difícil acesso e o facto de somente construirmos casas térreas.

Casas modulares Bloc a preços low-cost

Os preços das soluções modulares Bloc estão disponíveis no site e variam consoante o estilo e dimensão da casa. Aos valores apresentados acresce ainda o valor do IVA.

Créditos: Bloc Modular Building
Créditos: Bloc Modular Building

A empresa portuguesa disponibiliza vários estilos de casas modulares e tem como principal preocupação “estudar e analisar os gostos e tendências dos clientes e procurar satisfazer essas exigências com melhores processos de fabrico e materiais e a preços mais baixos, sempre com um subjacente aumento da qualidade das nossas soluções de habitação Bloc, enquadrada numa política de sustentabilidade futura do nosso planeta”.

É importante ainda não esquecer que a construção de casas modulares em Portugal está sujeita a processos de licenciamento, que podes consultar aqui.