Sustentáveis, personalizáveis e prestes a tornarem-se 100% biodegradáveis, assim são as casas modulares ecológicas da Wikkelhouse.
Comentários: 0
Casas modulares ecológicas
Copy & film: Credit Wikkelhouse | Photography: Credit Yvonne Witte

As casas modulares são uma nova tendência no mercado imobiliário. Isto porque a sua construção é rápida, flexível e, muitas vezes, mais barata do que a tradicional. Hoje, há também habitações deste tipo no mercado que se importam com o meio ambiente. Exemplo disso são as casas da Wikkelhouse, que são ecológicas, personalizáveis e estão mesmo no caminho para serem 100% biodegradáveis. Curioso?

Um compromisso forte com a natureza foi assumido no desenvolvimento das casas Wikkelhouse. São construídas exclusivamente de materiais sustentáveis como a madeira e o cartão, que têm um impacto mínimo no meio ambiente. As escolhas dos materiais de construção tornam mesmo estas casas três vezes mais ecológicas que as habitações tradicionais. E que materiais são estes?

Casas sustentáveis e baratas
Copy & film: Credit Wikkelhouse | Photography: Credit Yvonne Witte

Materiais das casas modulares ecológicas: quais são?

São os materiais sustentáveis que dão vida a estas casas modulares. E neste processo a Wikkelhouse escolhe a dedo as opções mais ecológicas:

  • Madeira: além de conferir charme à casa, a madeira é dos materiais mais sustentáveis que existe, por isso, mais de 60% da Wikkelhouse é construída em madeira;
  • Linho: usado como isolante garante uma melhor acústica da casa, mantendo fora o barulho. E confere isolamento térmico, mantendo uma temperatura agradável no interior.
  • Papelão: além de ser bom no isolamento, o papelão – por incrível que pareça – dá uma força construtiva à habitação. Além disso, o papelão também é sustentável e permite tirar o melhor partido das árvores uma vez que rende quatro vezes mais do que quando retirada apenas madeira.
  • Energia solar: é possível optar por cobrir o telhado da Wikkelhouse com painéis solares que permitirão tirar o melhor partido do que a natureza tem para dar. Desta forma é possível garantir a iluminação da casa, aquecimento do fogão e funcionamento do sistema de ventilação.

O uso destes materiais sustentáveis faz com que cada segmento de 1,2 metros de profundidade não pese mais de 600 quilos, permitindo assim que estas casas ecológicas possam ser colocadas em qualquer lugar sem ser necessário recorrer a fundações.

Comprar casa modular ecológica
Copy & film: Credit Wikkelhouse | Photography: Credit Yvonne Witte

Casas ecológicas: flexibilidade é palavra de ordem

As soluções Wikkelhouse são variadas: é possível construir uma casa de férias, um escritório ou uma habitação. A sua configuração modular torna a casa tão flexível que é possível adicionar divisões aumentando a área da casa; transformar uma Wikkelhouse escritório em habitação; ou até mesmo alterar um plano anteriormente pensado. Tudo é possível e depende somente da imaginação de cada um.

O facto de não ter fundações também permite mudar a casa de sítio, se assim se desejar. Esta é uma solução de casas ecológicas personalizável e até permite que que o comprador crie o seu próprio plano.

Vantagens das casas modulares ecológicas
Copy & film: Credit Wikkelhouse | Photography: Credit Yvonne Witte

Casas modulares ecológicas: quais as vantagens?

  • Durabilidade: estas casas têm um ciclo de vida, no mínimo, de 30 anos;
  • Ecológicas: além dos materiais de construção, os segmentos são reaproveitáveis indefinidamente e são 100% recicláveis, sendo estas casas três vezes mais ecológicas que as habitações tradicionais;
  • Força construtiva: o cartão confere uma força construtiva excecional conferindo segurança e estabilidade da habitação;
  • Isolamento: térmica e acusticamente isoladas graças aos materiais usados na construção;
  • Tempo de construção: após o pedido, a casa é construída na fábrica em Amesterdão e posteriormente transportada até ao local de montagem. Este processo demora aproximadamente 10 meses, no entanto, uma vez que não requer fundações a montagem no local demora apenas um dia.

Casas ecológicas para comprar
Copy & film: Credit Wikkelhouse | Photography: Credit Yvonne Witte

Quais os modelos e preços destas casas ecológicas?

Atualmente estas casas modulares ecológicas estão disponíveis em três modelos personalizáveis: básico, escritório e casa. Estes modelos podem ser adaptados consoante as necessidades e desejos das famílias ou empresas. Também os preços variam consoante a opção escolhida.

  • Básico: um espaço em que o menos é mais. Este modelo pode servir como ‘stand’ numa feira ou para criar um pequeno escritório. Neste modelo está incluída a eletricidade e os preços começam nos 31.234 euros;

  • Escritório: Esta configuração é ideal para criar um espaço de trabalho próprio ou um ‘showroom’. Seja para workshops ou reuniões de trabalho, este modelo além das ligações elétricas, conta com casa de banho e sistema de aquecimento. Este espaço de conforto pode ser comprado por um valor a partir dos 42.595 euros;

  • Casa: é o modelo mais elaborado e permite viver com todo o conforto ou disfrutar de umas férias incríveis. Inclui ligações elétricas, aquecimento e as divisões essenciais ao dia-a-dia, como quartos, cozinha e casa de banho. Os preços deste modelo variam consoante o tamanho e configuração podendo ter uma casa desde 56.686 euros.

A Wikkelhouse construiu também alguns modelos habitacionais para férias. No site é possível reservar uma estadia para experimentar estas casas ecológicas que prometem continuar a caminhar de mão dada com a sustentabilidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta