Os avanços no mundo imobiliário para uma construção mais sustentável e amiga do ambiente são uma tendência crescente. Cada vez mais empresas de arquitetura decidem embarcar neste tipo de projeto. A ideia principal é criar casas confortáveis que possam satisfazer as necessidades dos seus proprietários e ao mesmo tempo não prejudicar o meio ambiente, tudo isso sem atingir custos exorbitantes.
A empresa billionBricks criou, em colaboração com o estúdio de arquitetura indiano Architecture Brio, a Net-Zero Homes, uma casa pré-fabricada que funciona exclusivamente com energia solar e produz mais energia do que consome. As dimensões do imóvel variam consoante o projeto, podendo situar-se entre os 45 e os 82 metros quadrados (m2).
Sendo casas pré-fabricadas, representam economia nos custos de produção e requerem apenas 6 dias para instalação completa. Além disso, o funcionamento dos serviços pode ser controlado através do telemóvel.
Desta forma, eliminando o custo das contas convencionais, a casa custa 20% menos em relação a uma casa normal. Prasoon Kumar e Robert Verrijtn, idealizadores do projeto, quiseram criar uma casa que atendesse também as áreas mais pobres, dando a possibilidade de ter uma casa própria àqueles com menor poder aquisitivo. Com a Net-Zero Homes eles querem contribuir para resolver dois problemas à escala global: a crise climática e a falta de casas.
Na Índia, existem atualmente mais de 200 milhões de sem-abrigo a viver nas áreas rurais do país. O objetivo deste projeto é dar-lhes uma casa própria que não gere gastos extras e que lhes permita levar uma vida de autossuficiência.
Esta casa pré-fabricada capta e reaproveita 100% da água da chuva através de um sistema de limpeza. Além disso, possui um sistema de irrigação e uma área de cultivo que permitem criar a sua própria horta, onde é possível cultivar frutas e legumes de forma independente. A casa foi projetada para ser à prova de terramotos e tufões, por isso é adequada para ser colocada em qualquer lugar.
Este modelo estará disponível a partir de 2023, mas é possível fazer o pré-registo a para compra futura.
Para poder comentar deves entrar na tua conta