
Na Tasmânia, estado australiano que ocupa uma pequena ilha no sul do país, caracterizado pela suas riquezas naturais e paisagens paradisíacas, possui alguns exemplos interessantes de arquitetura sustentável como esta casa, a Tasmanian House, projetada pelo arquiteto australiano Jiri Lev.
Neste projeto, queria evitar-se a dependência de materiais sintéticos. A alternativa escolhida foram matérias-primas de origem local, incluindo isolamento de lã de ovelha e madeira como cipreste. Tudo isso com o objetivo de construir uma casa pré-fabricada compacta, sustentável e acessível. “Estamos no meio de uma crise ambiental e habitacional. A Tasmanian House é uma tentativa de abordar alguns dos problemas que enfrentamos com uma mistura de abordagens de design tradicionais e inovadoras”, explica Lev.

Com os seus 26 metros quadrados (m2), é um protótipo pré-fabricado pensado para ser a primeira fase de uma casa de dois ou três quartos que reinterpreta as construções tradicionais do país a partir de uma conceção moderna, marcada por estruturas retangulares simples e telhados de duas águas. Equipado com uma cozinha, uma casa de banho completa e uma zona de loft, a flexibilidade é uma das principais chaves do projeto, pois será ampliado no futuro.
Construída a um custo de 65.322 dólares australianos (pouco mais de 40.000 euros), a casa pré-fabricada tem um preço bastante semelhante ao de outros projetos convencionais, embora, sem dúvida, seja muito mais sustentável.

Uma casa pré-fabricada à prova de tudo?
A casa pré-fabricada foi construída no Vale do Meandro, uma região localizada no centro-norte da Tasmânia. Uma das suas características é a grande variedade de condições climáticas que ali ocorrem ao longo do ano, razão pela qual é ideal para o caráter experimental da cabana e a avaliação de suas possibilidades em situações extremas, como neve, geada severa, ventos fortes, chuva forte e ondas de calor ocasionais. Além disso, sendo uma zona em que os incêndios são algo frequentes, permite também investigar a sua capacidade de resistência a estes fenómenos. A cabine é apenas a primeira fase de um projeto maior. A segunda fase da casa está prevista para os próximos meses.





Para poder comentar deves entrar na tua conta