Para quem mora num apartamento e não tem jardim ou terraço nos dias de sol, ter varanda é um dos requisitos mais importantes na hora de comprar uma casa na cidade. Acontece muitas vezes encontrarmos a casa perfeita, mas falta alguma coisa. Se for a varanda onde se pode relaxar e apanhar ar fresco, encontrámos a solução.
A empresa Bloomframe, que nasceu pela mão de HofmanDujardin, um estúdio de arquitetura localizado em Diemen, na Holanda, cria janelas que se transformam em varanda com o simples toque num botão. Em poucos minutos, a moldura da estrutura desdobra-se, criando uma pequena varanda que pode ser fechada novamente mais tarde, como uma janela normal.
A Bloomframe pode ser instalada em novas construções, hotéis, etc..,e está disponível em três tamanhos diferentes. O primeiro modelo mede 1,7 metros de comprimento por 2,4 metros de altura; a segunda mede 2,3 m x 2,4 m; e a terceira mede 3 m x 2,4 m de altura. Depois de desdobrar a varanda, a área útil é de 3m2 para uma janela de tamanho grande (3m x 2,4m).
A parte inferior tem uma pequena calha para drenagem da chuva, para que quando for dobrada novamente, a água não entre na casa. O mecanismo de abertura e fechamento é ativado graças a um motor tubular que funciona com um sistema eletrónico criado pela própria empresa, e é colocado horizontalmente na parte superior da janela com uma tampa protetora. Além disso, possui um sistema manual em caso de emergência.
A estrutura é totalmente segura e já foi instalada em diversos empreendimentos hoteleiros e de apartamentos pela Europa, Austrália e Estados Unidos, como o hotel 'De Hallen' em Amesterdão.
Os criadores do produto, o escritório de arquitetura HofmanDujardin, explicam no site que “a janela Bloomframe poderá em breve tornar-se um elemento familiar da paisagem urbana moderna à medida que mais arquitetos, promotores e construtores perceberem os seus consideráveis benefícios funcionais e estéticos”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta