Uma preocupação para muitas pessoas é saber como dar privacidade a um terraço, varanda ou jardim. Eis algumas dicas.
Comentários: 0
dar privacidade a um terraço
Pexels

A privacidade no terraço ou varanda é um aspeto fundamental para poder desfrutar ao máximo da casa, longe dos olhares indiscretos que possam causar desconforto. Felizmente, existem diferentes alternativas para criar privacidade no pátio, terraço, varanda ou jardim. Algumas delas são muito baratas e fáceis de aplicar.

Como dar privacidade a um terraço?

Saber como dar efetivamente privacidade a um terraço é mais importante do que imaginas. Embora existam áreas mais difíceis, há algumas ideias criativas para proteger os terraços que podem ser usadas.

Uma das opções mais originais para dar privacidade ao terraço é fazer uso de vasos grandes, plantando ervas ou flores altas e decorativas, embora também possas optar por uma parede viva com vasos de flores, plantando árvores ao longo da propriedade para maior privacidade, ou conseguir maior privacidade no terraço através da colocação de sebes artificiais.

Por outro lado, também é possível recorrer à utilização de cortinas ou estores exteriores, que podem ser colocados à volta do pátio. Para pendurá-los podes utilizar grades, árvores ou qualquer outro acessório que se encontre no terraço ou pátio e que possa ser utilizado para o efeito. Caso não tenhas, pode sempre recorrer à instalação de postes de madeira.

cortinas para varandas
Pexels
No caso de terraços no jardim, podes construir paredes de madeira reciclada, adquirir uma tela retrátil ou colocar uma cerca de treliça, todas opções muito válidas para ter mais privacidade no terraço.

Como tapar a vista do vizinho no terraço?

Quando chegas a uma casa nova, é possível que te incomode que os vizinhos possam ver o teu jardim, a varanda e até mesmo as divisões da casa. Por isso, é necessário saber dar privacidade a um terraço, e para isso existem diferentes opções.

A escolha de um ou outro dependerá das características da casa, bem como do orçamento e das áreas a serem protegidas dos olhos externos. Algumas possibilidades para uma maior privacidade no terraço são as seguintes:

  • Toldos e guarda-sóis: são um clássico de jardim que pode nos ajudar a ganhar privacidade enquanto nos protegemos do sol;
  • Sebes: as sebes artificiais são uma das ideias para esconder uma varanda ou terraço que deves valorizar, sendo uma opção bonita e eficaz;
  • Treliças com plantas: materiais como vime, urze ou bambu, entre outros, ajudam a uma aparência mais natural e rústica, e ao mesmo tempo podem ser acompanhados por trepadeiras, conseguindo-se uma barreira de privacidade no terraço;
  • Vedação: basta instalar uma vedação no jardim ou terraço para delimitá-la e ganhar privacidade na casa. São muito fáceis de instalar e estão disponíveis no mercado em diferentes materiais como metal, madeira, PVC, etc..;
  • Pérgulas: são construções elegantes que ajudam a proteger do sol e da chuva, mas ao mesmo tempo são eficazes na proteção da privacidade do lar;
  • Plantas naturais: a mistura de diferentes tipos de plantas permite desfrutar de uma sebe com um belo design e, ao mesmo tempo, proteger-te dos olhos dos vizinhos. Para isso, é recomendável alternar entre arbustos perenes e de folha caduca. Deves saber ainda que esse tipo de solução requer manutenção.

pérgulas para terraços
Pexels

Como dar privacidade à varanda para que não te vejam?

Se estás interessado em como dar privacidade a uma varanda, tens muitas possibilidades a que recorrer, desde plantas e toldos até às habituais divisórias de vidro. Entre as opções mais económicas está o uso de plantas, elemento essencial na varanda que também melhorará a sua aparência.

treliças para jardim
Pexels

Outras ideias incluem o uso de bambus nas grades, ou até mesmo o uso de tecidos e cortinas. Embora estes últimos sejam vistos com mais frequência em ambientes fechados, também contribuirão para obter maior privacidade no terraço.

Da mesma forma, para ter mais privacidade varanda podes usar toldos com diferentes posições, guarda-sóis, cercas, persianas, entre outros.

Como ter privacidade no jardim?

Depois de algumas ideias para dar privacidade a um terraço, é hora de dar ideias para o jardim, que vão ajudar-te a conseguir ter um espaço em que estejas completamente à vontade, confortável e calmo.

arbustos para tapar terraços
Pexels

Proporcionar ao jardim o máximo de privacidade e a salvo de olhares indiscretos é mais fácil do que imaginas, pois há muitas maneiras de ter privacidade no terraço e criar espaços agradáveis. Algumas das opções que podes usar são treliças de madeira, cercas e outros elementos que sejam consistentes com o próprio jardim.

Uma das formas mais frequentes de decorar e criar mais privacidade no jardim é delimitar o terreno com barreiras feitas de materiais naturais, como barreiras de cana, bambu, urze ou vime. Uma cerca de madeira é ideal para dar privacidade ao terraço ou jardim, além de delimitar efetivamente o espaço, pois é uma barreira sólida e resistente.

Além disso, também é possível recorrer a telas verdes compostas por sebes vegetais que oferecem naturalidade e frescura, e que são uma opção mais ecológica. No entanto, estes requerem mais manutenção e cuidados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade