Roman Abramovich está a pagar IMI e AIMI por um terreno e não por uma casa avaliada em 10 milhões de euros.
Comentários: 0
Casa de Abramovich em Portugal
GTRES

A polémica em torno da moradia de luxo de Roman Abramovich na Quinta do Lago, no Algarve, parece não ter fim à vista. A construção do imóvel, que o Governo congelou ao ex-presidente do Chelsea – por integrar a lista de oligarcas russos sancionados pela União Europeia (UE) na sequência da guerra na Ucrânia –, terá terminado em 2021, mas o mesmo continua registado no Fisco como “terreno para construção”. Significa isto que Abramovich estará a fugir ao pagamento de impostos. 

Segundo o Correio da Manhã, Abramovich está a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Adicional ao IMI (AIMI) por um terreno – com uma área total de 2190 metros quadrados (m2), dos quais 547,5 correspondem a área de construção – e não por uma casa avaliada em 10 milhões de euros. 

Na Conservatória do Registo Predial de Loulé, a offshore Millhouse Views LLC, que será controlada por Abramovich, aparece como dona da propriedade, escreve a publicação, salientando que o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do terreno em causa é de 635.347 euros. 

Ao que tudo indica, o empresário russo tentou vender a propriedade antes do eclodir da invasão russa, tendo a mesma sido congelada a 25 de março, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na sequência das sanções da UE devido ao conflito armado. Abramovich está, então, impedido de vender ou doar os seus bens, tendo, no entanto, o dever de pagar impostos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta