A lixívia é um poderoso desinfetante e é utilizada como produto de limpeza doméstica pela maioria das pessoas. No entanto, e quando se usa a lixívia, seja em casa ou na roupa, uma das dúvidas mais frequentes é qual a dosagem correta e a concentração a usar. Além disso, a lixívia exige alguns cuidados especiais, daí a importância de saber utilizá-la corretamente.
Higienizar superfícies com lixívia
Para criar uma solução higienizante a usar sobre todas as superfícies laváveis é recomendável diluir 150 ml de lixívia num balde com cinco litro de água – se a sujidade for persistente poderá usar-se a dose em dobro (300 ml). A solução deve ser bem misturada e aplicada de seguida nas superfícies, como casa de banho ou cozinha, por exemplo. Para remover sujidade difícil pode deitar-se lixívia diretamente sobre a superfície, mas neste caso será necessário enxaguar no fim.
Remover mofo com lixívia
Para remover mofo das paredes, deverás diluir as quantidades da dosagem de lixívia descrita acima (consoante o tipo de sujidade) e limpar com uma esponja ou pano.
Usar lixívia na roupa
A lixívia é um poderoso agente para remover as manchas da roupa branca, mas é importante ter atenção às dosagens para não danificar as fibras .
Lavagem à mão
Diluir 150 ml em 10 litros de água sem adicionar detergente. Depois as peças devem ser deixadas de molho durante 20/30 minutos, enxaguadas e lavadas como de costume (na máquina, por exemplo).
Máquina de lavar a roupa
Bastará deitar 150 ml no compartimento do amaciador e lavar normalmente.
Higienizar a água de plantas e flores
Para deixar a água das plantas e flores de vaso límpida e sem mofos e bactérias, podes utilizar lixívia, mas as dodes devem ser mínimas. Apenas umas gotas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta