
De um grande apartamento em São Paulo (256 m2) a poucos m2 no Mónaco (14,5 m2). Esta é a grande diferença de espaço que pode ser comprado com um milhão de dólares (um milhão de euros) no mercado residencial de luxo segundo a análise da consultora Knight Frank em 20 grandes cidades. Entre as mais caras estão Hong Kong (21 m2) e Londres (30,5 m2).
Quando se tem milhão de dólares (um milhão de euros), pode pensar-se que é possível comprar qualquer coisa. Talvez sim, mas o mercado imobiliário mundial é capaz de colocar o mais milionário com os pés no chão. E é que não é o mesmo comprar uma casa de luxo no Mónaco ou Dubai, ou fazê-lo em Hong Kong ou São Paulo.
O tamanho da casa de luxo que um milhão de dólares pode comprar pode variar significativamente de cidade para cidade. Pelo mesmo preço, uma casa de luxo pode ser até seis vezes maior no mercado de luxo no Dubai em comparação com o que pode ser encontrado em Hong Kong.
Há cidades que se tornaram a meca dos bilionários, e encontrar uma casa ‘prime’ pode-se tornar um trabalho difícil e, acima de tudo, caro.

Mónaco: 1 milhão para comprar uma lavandaria
Um exemplo claro de um mercado 'prime' com muita procura é do Mónaco, a cidade mais cara desta lista. O seu espaço limitado faz das casas um bem de grande valor. E é que comprar uma casa de luxo no Principado pode chegar a vários milhões, já que se podem comprar apenas 14,5 m2 (o espaço de uma lavandaria) com um milhão de dólares.
Em segundo lugar está Hong Kong, marcada pelo seu difícil mercado imobiliário. Apenas 7% da cidade está disponível para uso residencial, o que empurra muitos dos seus cidadãos para os conhecidos miniapartamentos de menos de 10 m2.
O trio de cidades menos acessíveis fica completo com Londres. A capital, epicentro do interesse imobiliário de estrangeiros, sejam eles russos, árabes ou indianos, permite o investimento de um milhão de dólares em apenas 30,5 m2. Atrás na lista aparecem Nova Ioque (33,2 m2), Paris (42,2 m2), Tóquio (64,3 m2) ou Berlim (73 m2).
Acima dos 100 m2 no mercado residencial de luxo aparecem apenas cinco capitais, incluindo Madrid. No mercado imobiliário de luxo de Madrid, 105,5 m2 poderiam ser comprados com o milhão, enquanto em São Paulo chegaria a 256,3 m2 e na Cidade do Cabo, 219,5 m2. Bombaim (108 m2) e Dubai (136,5 m2) também aparecem na lista.
Para poder comentar deves entrar na tua conta