A pensar mudar de vida ou de emprego? Quiçá de país? Antes de tomar uma decisão como esta é importante avaliar alguns fatores – e contrabalançar as vantagens e desvantagens de cada local (já que todos os têm). A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) pode dar uma ajuda. Divulgou recentemente o seu Índice Global de Habitabilidade, com as dez melhores e as dez piores cidades para se viver no mundo em 2022. O índice classificou 172 cidades em cinco categorias: cultura e ambiente, saúde, educação, infraestruturas e estabilidade.
A capital da Áustria, Viena, foi classificada como a “melhor cidade no mundo para viver” em 2022, enquanto Copenhaga, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, ficaram logo atrás no Global Liveability Index 2022 da EIU.
As cidades europeias e canadenses dominam a lista das cidades com melhor qualidade de vida graças a fatores como estabilidade e boas infraestruturas. Os habitantes destas cidades são apoiados por bons cuidados de saúde e inúmeras oportunidades de cultura e entretenimento, de acordo com o ranking. Apenas duas cidades fora da Europa e Canadá ficaram entre as 10 primeiras – Osaka no Japão e Melbourne na Austrália. Ambas estão empatadas na 10ª posição no ranking anual.
Ano após ano, as cidades da Áustria e da Suíça tendem a ter uma classificação alta nos índices de qualidade de vida, graças à sua economia social de mercado bem desenvolvida.
Embora 18 países diferentes estejam representados nas listas de 10 melhores e piores cidades, não encontraremos os EUA classificados em nenhuma delas. Atlanta foi classificada como a cidade mais habitável dos EUA, no número 26 da lista, enquanto Washington D.C. ficou logo atrás no número 30.
As 10 melhores cidades para se viver em 2022
- Viena, na Áustria
- Copenhaga, na Dinamarca
- Zurique, na Suiça
- Calgary, no Canadá
- Vancouver, no Canadá
- Frankfurt, na Alemanha
- Toronto, no Canadá
- Amesterdão, nos Países Baixos
- Osaka, no Japão
- Melbourne, na Austrália
As 10 piores cidades do mundo para se viver em 2022
- Teerão, no Irão
- Douala, nos Camarões
- Harare, no Zimbabué
- Daca , no Bangladesh
- Port Moresby, na Papua-Nova Guiné
- Carachi, no Paquistão
- Algiers, na Argélia
- Tripoli, na Líbia
- Lagos, na Nigéria
- Damasco, na Síria
Para poder comentar deves entrar na tua conta