Em causa está o Índice Global de Habitabilidade da Economist Intelligence Unit (EIU). Ranking avaliou mais de 170 cidades.
Comentários: 0
Viena
Viena (Áustria) é a melhor cidade do mundo para viver unsplash

A pensar mudar de vida ou de emprego? Quiçá de país? Antes de tomar uma decisão como esta é importante avaliar alguns fatores – e contrabalançar as vantagens e desvantagens de cada local (já que todos os têm). A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) pode dar uma ajuda. Divulgou recentemente o seu Índice Global de Habitabilidade, com as dez melhores e as dez piores cidades para se viver no mundo em 2022. O índice classificou 172 cidades em cinco categorias: cultura e ambiente, saúde, educação, infraestruturas e estabilidade.

A capital da Áustria, Viena, foi classificada como a “melhor cidade no mundo para viver” em 2022, enquanto Copenhaga, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, ficaram logo atrás no Global Liveability Index 2022 da EIU.

As cidades europeias e canadenses dominam a lista das cidades com melhor qualidade de vida ​​graças a fatores como estabilidade e boas infraestruturas. Os habitantes destas cidades são apoiados por bons cuidados de saúde e inúmeras oportunidades de cultura e entretenimento, de acordo com o ranking. Apenas duas cidades fora da Europa e Canadá ficaram entre as 10 primeiras – Osaka no Japão e Melbourne na Austrália. Ambas estão empatadas na 10ª posição no ranking anual.

Ano após ano, as cidades da Áustria e da Suíça tendem a ter uma classificação alta nos índices de qualidade de vida, graças à sua economia social de mercado bem desenvolvida.

Embora 18 países diferentes estejam representados nas listas de 10 melhores e piores cidades, não encontraremos os EUA classificados em nenhuma delas. Atlanta foi classificada como a cidade mais habitável dos EUA, no número 26 da lista, enquanto Washington D.C. ficou logo atrás no número 30.

As 10 melhores cidades para se viver em 2022

  1. Viena, na Áustria
  2. Copenhaga, na Dinamarca
  3. Zurique, na Suiça
  4. Calgary, no Canadá
  5. Vancouver, no Canadá
  6. Frankfurt, na Alemanha
  7. Toronto, no Canadá
  8. Amesterdão, nos Países Baixos
  9. Osaka, no Japão
  10. Melbourne, na Austrália

As 10 piores cidades do mundo para se viver em 2022

  1. Teerão, no Irão
  2. Douala, nos Camarões
  3. Harare, no Zimbabué
  4. Daca , no Bangladesh
  5. Port Moresby, na Papua-Nova Guiné
  6. Carachi, no Paquistão
  7. Algiers, na Argélia
  8. Tripoli, na Líbia
  9. Lagos, na Nigéria
  10. Damasco, na Síria
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta