Nova ferramenta digital reúne toda a informação sobre incentivos e apoios dos municípios portugueses para famílias e empresas.
Comentários: 0
T-Invest
Foto Foto de Ivan Samkov no Pexels

O Governo acaba de lançar o portal T-Invest, criado para ajudar famílias e empresas a decidir onde viver, trabalhar ou investir. Trata-se de uma ferramenta digital que dá a conhecer os benefícios oferecidos por municípios de todo o país: com informação sobre isenções de impostos, apoios à família, benefícios fiscais e disponibilidade de lotes para acolhimento empresarial. A plataforma foi construída para que trabalhadores, famílias e empresários possam selecionar o local mais adequado às suas necessidades – e tudo isto, sem sair de casa.

  • No espaço Famílias podem ser encontrados os municípios que apoiam cidadãos e famílias com reduções de IRS, IMI ou IMT, ou com apoios à natalidade, ao arrendamento, à recuperação de habitações ou disponibilidade de bolsas escolares, entre outros.
  • No separador Empresas está compilada informação sobre os municípios que apoiam empresas através da cedência de espaços (terrenos, pavilhões, escritórios ou até centros de teletrabalho), ajudas à instalação, bolsas de empreendedorismo ou incentivos à criação de emprego, entre outros. Também aqui podem ficar a conhecer-se os lotes disponíveis em Áreas de Acolhimento Empresarial de todo o território nacional.

“Hoje é um momento de grande satisfação pelo lançamento desta plataforma, que é um projeto de coesão territorial. As equipas dos municípios têm aqui uma montra, um espaço único para divulgarem aquilo que fazem pelas suas gentes, pelos seus territórios”, disse a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na sessão de apresentação da plataforma na passada sexta-feira, 23 de setembro de 2022.

T-Invest
T-Invest

Ana Abrunhosa assegurou que “o T-Invest está preparado para crescer, evoluir, prestar mais informações e para tratar o território de forma mais sistémica” e referiu que, a breve prazo, será alargada à Madeira e aos Açores.

“Trata-se de um projeto que promove a própria concorrência e comparação entre os municípios, o que é bom porque serve também como fonte de inspiração para fazer mais e melhor", disse a Ministra. "Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas”, concluiu.

Este portal foi desenvolvido pelo Governo de Portugal com apoio de fundos europeus do Portugal 2020. A informação é disponibilizada e atualizada pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e por Câmaras Municipais de todo o país.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta