Preços da habitação registaram quebras, mas continuam altos. E as vendas de casas novas dispararam em algumas cidades.
Comentários: 0
São Francisco
Foto de Jared Erondu no Unsplash

Os preços das casas nos EUA começaram a cair pela primeira vez numa década. De acordo com o índice S&P CoreLogic Case-Shiller, o preço nas 20 maiores cidades dos EUA caiu 0,44% em julho, a primeira queda desde março de 2012. A última quebra imobiliária registou-se por essa altura, dando lugar a 10 anos de aumentos de preços.

Fruto, também, das medidas Reserva Federal para conter a inflação, as taxas de juros dos empréstimos duplicaram este ano, assustando muitos compradores. As maiores quedas mensais em julho foram observadas em São Francisco (-3,6%), Seattle (-2,5%) e San Diego (-2%). "O arrefecimento veio forte e rápido", disse Stephen Stanley, economista-chefe da Amherst Pierpoint, citado num comunicado.

Preços das casas continuam altos

Apesar do abrandamento, os preços continuam altos, e também há sinais de que há muita procura reprimida por habitação. As vendas de casas novas nos EUA subiram inesperadamente em agosto, de acordo com dados do governo dos EUA.

Este é o ritmo mais rápido de vendas de casas novas desde março, talvez refletindo uma corrida dos compradores para evitar novos aumentos nos custos de empréstimos e aproveitar os cortes de preços de algumas construtoras. As vendas de casas novas aumentaram em todas as regiões, incluindo um aumento de 29,4% no Sul, onde o ritmo foi o mais forte neste ano.

As quedas dos preços das casas foram mais acentuadas nas áreas mais inacessíveis, especialmente na Costa Oeste, onde os compradores já se encontravam em “apuros” no início do ano, quando as taxas de juro estavam em mínimos históricos. A queda parece extrema em comparação com o frenesim dos últimos anos, marcado pela escassez de habitação.

Agora, os anúncios de casas à venda mantêm-se durante mais tempo porque a procura diminuiu, o que fez aumentar o stock. Ainda assim, uma coisa pode ajudar a manter os preços altos: o facto de cada vez menos casas estarem a chegar ao mercado.

Enquanto isso, a Fed continua a elevar as taxas de juro. "Dadas as perspetivas de um ambiente macroeconómico mais desafiador, os preços das casas podem continuar a cair", disse Craig J. Lazzara, chefe global de estratégia de investimento da S&P Dow Jones.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade